Por Oliveira Lima
Dizem que os campeonatos estaduais, tão contestados pelos grandes clubes e imprensa, servem para os técnicos montarem seus times para o mais importante na temporada: as competições que começam a partir de abril e que são encerradas no final do ano, no caso o Brasileirão e as Copas Libertadores, Sul-Americana e a Copa do Brasil. Mas isto não tem se aplicado nos últimos anos. Abril se avizinha e todos os times ainda estarão em montagens…
O Cruzeiro, que fechou o ano com 33 atletas, já mandou 10 embora e trouxe até agora nove e vai buscar mais um até o dia 7 deste mês de março, quando fecha a janela de transferência deste início de ano. Villalba, Lucas Romero, Cifuentes, Dinenno, Gabriel Verón, Barreal, serão titulares. E até 7 de março, virá o homem de beirada pela direita, que também será titular. Zé Ivaldo parece que nunca deixou o Cruzeiro. Destes 8 jogadores, hoje apenas 3 estão jogando: Zé Ivaldo, Lucas Romero e Dinenno. Somente agora a pouco chegaram Villalba e Cifuentes e Gabriel Verón se recupera de cirurgia na planta do pé: Barreal foi anunciado há 3 dias e o tal ponta da direita ainda não foi contratado. Serão então cinco alterações no time atual para o Brasileiro e Sul-Americana.
E OLHANDO HOJE, QUEM ESTÁ DEFINIDO NO ONZE CRUZEIRENSE?
Rafael Cabral é absoluto! Wiliam na direita e Marlon na esquerda estão entre os melhores laterais do Brasil. No miolo de zaga, Zé Ivaldo nasceu para jogar no Cruzeiro; na volância Lucas Romero é o maior símbolo do time. No meio, Mateus Pereira é o cérebro da equipe e na frente Dinenno é o artilheiro que a torcida queria. Assim, dos 11, 7 hoje são intocáveis! E as outras 4 vagas? Na zaga, João Marcelo tem encantado, mas Villalba com o tempo pode se fixar. Cifuentes é jogador de Copa do Mundo, sairia Lucas Silva? Na esquerda ofensiva tem jogado muito bem Artur Gomes, mas Barreal é a estrela vinda do melhor time norte-americano. E quando estiver recuperado Gabriel Verón? E na direita (hoje a posição mais carente) o último reforço chega para ser titular.
Qual o tempo de Larcamón para montar este time? Pouco mais de 30 ou 40 dias, pois Brasileiro começa em 14 de abril, contra o Botafogo no Mineirão e a Copa Sul-Americana no dia 3 de abril, daqui a um mês. E nesses 30 dias a reta final do Campeonato Mineiro, final prevista para o dia 6 de março. Neste prazo treinador argentino tem seus dois desafios; ganhar o Mineiro e montar o time para o Brasileiro e Sul-Americana.