Por Oliveira Lima
Cruzeiro está mal colocado no grupo B da Copa Sul-Americana, fora da zona de classificação até mesmo para a repescagem, ocupando apenas o 3º lugar, proveniente de 3 empates no turno(0x0 Católica, 3×3 Alianza e 0x0 La Calera). Quatro pontos atrás do líder Católica de Quito, 1 ponto atrás do 2º La Calera e 2 acima do lanterna Alianza, com quem vai jogar nesta 3ª na Colômbia.
Como terá o returno pela frente, ainda tem chance de se classificar, até mesmo de forma direta(só vai o 1º colocado), sem ter que passar pela repescagem(2º). A começar por esta terça, 21;30 hs no interior colombiano, diante do lanterna Alianza FC. Vai jogar primeiro, e se vencer seca na quinta-feira o Católica, que lidera com 7 pontos. Cruzeiro ganhando seu compromisso chega à 6 pontos e se a Católica de Quito perder em casa para o La Calera do Chile, ficariam os dois com 7, 1 a mais que o Cruzeiro, faltando ainda mais duas rodadas. Os jogos serão,, para o Cruzeiro exatamente quem está na sua frente: Católica e La Calera.
Mesmo com um ponto a menos, Cruzeiro terá muita chance, pois jogará contra os dois no Mineirão, dependendo então somente de si para ficar em primeiro, se classificando às oitavas da Sula. E é para já, pois os confrontos estão marcados para a segunda quinzena deste mês de maio: La Calera dia 16, numa quinta aa 21 hs e dia 30, também numa quinta às 21 hs, contra a Católica.
No primeiro turno o Cruzeiro tinha ainda o entrave das finais do Mineiro e começo do Brasileiro. Mandou time reserva para a altitude de Quito, deu mole com casa contra o Alianza, fez 3×0 e cedeu o empate. Fechou o turno no Chile, com o time no bagaço. Agora é bem diferente no returno. Time tá descansado, ultimo jogo foi em 28 de abril, pelo Brasileirão contra o Vitória, há 9 dias; Um prazo para treinar e descansar que nenhum outro time tem no momento. Bons indícios para uma boa estreia do novo comando cruzeirense: Pedro Lourenço, Alexandre Matos, Paulo Pelaipe e Edu Dracena.