Por Oliveira Lima
Cruzeiro e Cuiabá se enfrentam nesta quinta-feira no Mineirão pela 8ª rodada do Brasileirão da Série A. O mundo dos dois é bem diferente. Cruzeiro, um gigante na América do Sul, clube centenário e um dos maiores vencedores do Brasil e da América. Já o Cuiabá é bem recente e nascido de um time de base fundado pelo ex-centroavante Gaúcho e que foi “comprado” posteriormente por uma empresa do ramo de agronegócio do Mato Grosso. Se tornou campeoníssimo no seu estado e joga o Brasileiro da Série A desde 2021 e nunca voltou para a série B.
E o que chama a atenção neste confronto ? Um interessante tabu que o time do Pantanal mantém sobre o “sulista” Cruzeiro. O Cuiabá, time sempre da parte baixa da tabela nunca perdeu para o Cruzeiro, este quatro vezes campeão brasileiro. E mais: nunca tomou um gol do Cruzeiro. Verdade que são apenas 4 jogos, mas é verdade também , que pelo tamanho do Cruzeiro, tinha que ter vencido todos eles.
A situação é contrária: em quatro jogos, duas vitórias do time verde e mais dois empates e poucos gols, apenas dois. Jogos pela Série A e B.
03/out/2020, Série B, Cuiabá 1×0 Cruzeiro
29/dez/2020, Série B, Cruzeiro 0x0 Cuiabá
22/mai/2023, Série A, Cruzeiro 0x1 Cuiabá
14/out/2023, Série A, Cuiabá 0x0 Cruzeiro
Hoje o Cruzeiro inicia o jogo em 10º lugar podendo chegar ao G6, numa campanha até surpreendente e com vistas à melhoras no segundo semestre pelos reforços que estão chegando. Já o Cuiabá começou o campeonato em crise, perdendo seus primeiros cinco jogos e não fazendo um gol sequer. Ganhou seu primeiro ponto no jogo contra o Vitória, o penúltimo, em que não fez gol. Mas no último foi além da conta; ganhou seu primeiro jogo e marcou seu primeiro gol, o primeiro dos 5×2 inesperados diante do Criciúma em pelo Heriberto Hulsse. Será a escrita encerrada ou continuada?