Por Oliveira Lima
Por conta da sua pré-temporada um pouco tardia nos Estados Unidos, que o obrigou a usar seu time C, o Sub-20, nas três primeiras rodadas do Campeonato Mineiro e depois pelo empate no clássico contra o América, outro empate, estreando o time titular, o Galo somou apenas 4 pontos em 12 disputados, num aproveitamento de 33%. E viu o novato Betim disparar na liderança do grupo, o A, nesta fase classificatória do campeonato.
Pra sorte do Galo, o Betim nos últimos dois jogos ganhou somente 1 ponto, o do inesperado empate em casa com o Democrata, na chamada zebra da rodada. Esperada foi a derrota para o América na última rodada. Já o Tombense também tropeçou nas ultimas duas rodadas, empatando com o Pouso Alegre e perdendo do Athetic. Quem também não avançou foi o Uberlândia que acumulou 3 empates e 1 vitórias e perdeu sua invencibilidade para o Cruzeiro. Já o Galo enfileirou empates, mas ganhou do Vila Nova. Assim o grupo ficou embolado, com Betim na frente com 8 pontos, Tombense e Galo com 7 e o Uberlândia com 6.
Faltam três rodadas e as duas próximas são favoráveis ao Betim, que depende só dele para se classificar, eliminando o Galo. Time da região metropolitana terá neste meio de semana e no final dela, dois dos três piores times do campeonato: Pouso Alegre fora e Itabirito em casa. Enquanto isso o Atlético irá enfrentar nesta 3ª feira somente o melhor time do campeonato até agora, o Athetic que somou 12 pontos, com incríveis 80% de aproveitamento. Depois o Galo vai pegar simplesmente o Cruzeiro, seu principal adversário na vida.
É aí o chamado “X” da questão. O Betim é favorito e deve ganhar de Pouso Alegre e Itabirito, enquanto o Galo é obrigado a ganhar do Athetic. A diferença entre ambos permaneceria em um ponto. Sendo assim o Atlético se perder para o Cruzeiro ficaria há 4 do Betim, faltando depois apenas 3 pontos em disputa, na ultima rodada. Seria eliminado e não chegaria às semifinais. A perda seria enorme, deixando de ser hexacampeão mineiro pela segunda vez, o que ninguém ainda conseguiu e poderia ver também, o Cruzeiro ganhar o Mineiro depois de cinco anos. Sendo assim, técnico Cuca já havia calculado, ainda nos Estados Unidos, que seu time teria que ganhar todos seus jogos para brigar pelo titulo. Esta é a missão do Clube Atlético Mineiro.