Se tivesse vencido o Athético Paranaense nesta quinta (1×1,placar final) o Cruzeiro já poderia comemorar a permanência na 1ª divisão, embora não ainda matematicamente. Vai mesmo precisar pontuar ou secar adversários nesta reta final. É que hoje o Bahia obriga todos que estão à sua frente chegar à 48 pontos, pois ele Bahia pode ir ao máximo à 47, mas com 13 vitórias. Cruzeiro, hoje em 14º, se não vencer(no caso 2 empates) vai também a 47, mas com 11 vitórias. Claro contando também com o Santos e Vasco podendo ultrapassá-lo.
O olhar se volta para o primeiro time do rebaixamento, hoje o Bahia, que, aliás tem missão difícil: ganhar sues dois jogos, exatamente contra os outros dois mineiros, o América neste domingo em BH e na quarta, o Galo em Salvador. Assim, a conta do Cruzeiro é simples; Ganhar do Botafogo, domingo no Rio ou do Palmeiras, quarta em casa. Chegaria à 48 pontos, Bahia só fará 47. Isto para não depender nada de resultado negativo de Vasco e de Santos, que pegam Grêmio e Bragantino: Athetico Paranaense e Fortaleza, respectivamente.
E os adversários do Cruzeiro, o que querem? Botafogo ainda pode ser campeão, mas já jogou a toalha, mas precisa confirmar o G4. Palmeiras poderá(e deverá) chegar na quarta contra o Cruzeiro precisando de pontos para ser o Campeão na última rodada. Como,o se vê, em nada fácil aí. E como o Cruzeiro é especialista em secar concorrentes, não custa nada para Santos, Vasco e Bahia, principalmente este último, que vai jogar exatamente contra os também mineiros América e Atlético.
Por Oliveira Lima