Por Oliveira Lima
Com a compra do Cruzeiro pelo empresário, torcedor, sócio, conselheiro e investidor Pedro Lourenço, todo o comando do clube é trocado. Sai a trupe de Ronaldo Fenômeno entra o time de Pedro Lourenço. Somente ficou um dirigente da equipe anterior, o CEO Gabriel Lima, que aliás, antes da SAF do Cruzeiro não pertencia à Ronaldo Fenômeno. Gabriel Lima foi quem conduziu, ao lado do presidente Sérgio Rodrigues, a transição do clube associativo para clube empresa. Os dois foram os homens que acharam Ronaldo para a compra do Cruzeiro. As demais funções diretivas., claro, tiveram alterações com as saídas de Pedro Martins, Paulo André e Autuori. Chega o novo trio de ferro para o comando.
ALEXANDRE MATOS: O BOM FILHO À CASA TORNA
Embora esteja em baixa nos últimos anos, em clubes sem muita grana e outros em crise, Matos tem a chance voltar à brilhar. Depois do Palmeiras em 2018, sofreu nos comandos de Atlético Mineiro, Athetico Paranaense, Vasco, e por ultimo o América. Mas tem no Curriculum quatro títulos brasileiros de 2013 a 2018, dois com o Cruzeiro em 2013/14 e dois com o Palmeiras em 2016 e 2018. Neste período ganhou todos os prêmios de “Melhor Diretor-Executivo” do futebol brasileiro. Amigo pessoal e homem de confiança de Pedro Lourenço, será o dono do futebol do Cruzeiro.
PAULO PELAIPE; GREMISTA QUE FEZ O FLAMENGO DE JORGE JESUS GANHAR O BRASIL E A AMERICA
Gaúcho de Porto Alegre, que completou 73 anos em fevereiro deste ano, é muito experiente e a vida toda ligada ao futebol. De família gremista, desde menino frequentava o tricolor. Começou dirigindo o futsal do clube na sua juventude. Passou para o campo e por 20 anos comandou o Grêmio entre a base e o profissional. Saiu em 2012, passando por Flamengo, Criciúma, Vasco, Coritiba. Seu auge foi em 2019, quando foi diretor-executivo do Flamengo de Jorge Jesus, campeão da Libertadores e Brasil no mesmo ano, fazendo história. Em 2020 trabalhou no São Caetano e Coritiba. Estava desde 2021 no Botafogo de Ribeirão Preto. Tem a chance agora de brilhar, voltando à um clube grande, o Cruzeiro, onde será o Gerente de Futebol, o homem do dia a dia no time.
EDU DRACENA; CAMPEÃO BRASILEIRO COM O CRUZEIRO, AGORA COMO DIRETOR-TÉCNICO
O paulista de 43 anos a serem completados agora dia 18 de maio, leva o nome da cidade onde nasceu: Dracena, no ABCD paulista. Como jogador começou no Guarani de Campinas, passou pela Grécia antes de ser campeão brasileiro com o Cruzeiro de Luxemburgo em 2003. Foi para a Turquia e quando voltou jogou no Santos, onde ganhou a Copa Libertadores de 2011 e foi o capitão do time, Corinthians e Palmeiras, onde encerrou a carreira em 2019. Imediatamente se ingressou no corpo diretivo; Assessor técnico no Palmeiras de 2020 à 2022, esteve no Santos como Gerente de Futebol até o final de 2023. No Cruzeiro ocupará a função de Diretor-Técnico. Eis aí o “Trio de Ferro” do Cruzeiro de Pedro Lourenço Matos, Pelaipe e Dracena,, com a missão de levar o clube novamente ao topo.