Por Oliveira Lima
Cruzeiro e América farão o segundo clássico da temporada mineira, nesta 5ª feira, 20h, no Mineirão, valendo a 5ª rodada desta fase classificatória do Campeonato Mineiro, faltando depois 3 partidas. Eles estão na ponta da tabela, com 10 pontos, o América levando vantagem no saldo de gols;13×8. Estão em grupos diferentes e quem ganhar levará certamente o 1º lugar geral, obtendo vantagens na fase final.
Cruzeiro, vencendo o clássico, vai jogar em casa, colocará 3 pontos de frente sobre o rival, bastando, portanto, manter esta diferença até ao final, faltando depois só mais 3 jogos: Democrata, Pouso Alegre e Uberlândia, times que brigam contra o rebaixamento. Já o América terá pela frente Villa, que briga pela vaga no grupo do Galo; o clássico contra este Galo e por último visita o Tombense, que também briga pela vaga, a 4ª no melhor segundo geral. Em tese, a tabela é moleza para o Cruzeiro e duríssima para o Coelho.
Se vencer o América, convenhamos, o Cruzeiro será mesmo o 1º geral e colocará a mão na taça, evitando o penta-campeonato do Atlético Mineiro e ganhará o Mineiro após 2019. Simplesmente porque o 1º geral da primeira fase jogará pelos empates em pontos ganhos e saldo de gols nas semifinais e finais, além de decidir tudo em casa. Ou seja: se não perder é campeão; se empatar os 4 jogos é campeão. Melhor ainda: se não tomar gol é campeão. Clássico contra o América nesta 5ªfeira põe o Cruzeiro na linha da taça.