Na noite desta quinta-feira (17/7), o Cruzeiro frustrou os planos do Fluminense em uma data simbólica para o clube carioca: a despedida de Arias e o primeiro jogo no Brasil após o quarto lugar no Mundial de Clubes. Pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, a equipe mineira foi precisa nas chances que criou e venceu por 2 a 0 no Maracanã, assumindo a liderança isolada da competição.
O resultado também colocou fim a um longo tabu: o Cruzeiro não vencia o Fluminense no Maracanã há 17 anos — sendo 13 temporadas seguidas sem triunfos no estádio carioca.
Os gols da vitória cruzeirense foram marcados ainda na etapa inicial por Fabrício Bruno e Kaio Jorge. O zagueiro balançou as redes pela primeira vez com a camisa do time celeste, enquanto o centroavante ampliou sua vantagem na artilharia do Brasileirão, agora com 13 gols. Matheus Pereira teve papel fundamental na vitória ao dar as assistências para os dois tentos.
Impulsionado pela torcida, o Fluminense começou melhor e teve maior posse de bola — cerca de 65% no primeiro tempo —, mas pecou nas finalizações e pouco exigiu do goleiro Cássio. A partida começou a mudar após um erro de Martinelli na entrada da área, quando foi desarmado por Matheus Pereira. O meia finalizou com força e obrigou Fábio a fazer grande defesa. No escanteio seguinte, Fabrício Bruno apareceu livre para cabecear no canto e abrir o placar aos 29 minutos.
Pouco depois, aos 34’, o Cruzeiro ampliou em um contra-ataque fulminante. Matheus Pereira conduziu e, com um passe preciso, deixou Kaio Jorge na cara do gol para marcar o segundo e consolidar a vantagem mineira.
FLUMINENSE 0 x 2 CRUZEIRO
Campeonato Brasileiro 2025 – 14ª rodada
Data e Hora: 17/07/2025, às 19h30 (horário de Brasília)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Público presente: 45.681 torcedores
Gols: Fabrício Bruno, 29’/1ºT (0-1); Kaio Jorge, 34’/1ºT (0-2)
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Fuentes (Renê, 29’/2ºT); Martinelli (Lima, 29’/2ºT), Hércules e Nonato (Serna, intervalo); Soteldo (Keno, 20’/2ºT), Arias e Cano (Eve, 20’/2ºT). Técnico: Renato Gaúcho.
CRUZEIRO: C ássio; Fágner, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kauã Prates (William, 17’/2ºT); Lucas Romero, Lucas Silva, Christian (Jonathan Jesus, 43’/2ºT) e Matheus Pereira (Eduardo, 33’/2ºT); Wanderson (Marquinhos, 33’/2ºT) e Kaio Jorge (Gabigol, 43’/2ºT) . Técnico: Leonardo Jardim.
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Maurício Coelho Silva Penna (RS)
VAR: Braúlio da Silva Machado (SC)
Cartões Amarelos: Martinelli (FLU); Cássio, Marquinhos (CRU)