Esta antepenúltima rodada do Brasileiro, caiu do céu para o Cruzeiro. Time luta pela permanência na Série A contra pelo menos mais 3 times e no campeonato de pontos corridos a lei manda você ganhar seus jogos e quando preciso “secar” seus adversários. E ninguém mais que o Cruzeiro secou tanto e conseguiu tanto seus objetivos. E por coincidência o Cruzeiro quase sempre jogou depois que seus concorrentes, já sabendo o que tinha de fazer.
E nesta rodada, secou e tudo deu certo. Precisava de derrotas dos seus 3 concorrentes diretos contra a última vaga do rebaixamento; Santos, Vasco e Bahia jogaram em casa e eram favoritos. Primeiro o Vasco que vinha de 6 jogos sem perder e enfrentou um Corinthians em crise após tomar um 5×1 vexatório em plena Itaquera. Vasco perdeu de 4×2. Já na 4feira, o Santos, que também vinha de 6 jogos invicto, pegou um Fluminense com a cabeça no Mundial de Clubes e perdeu de goleada;Flu 3×0. E mais tarde viu o Bahia, que jogara barbaridade contra o Corinthians, perder para um São Paulo já resolvido. E o mais incrível que o São Paulo era o único time que não tinha vencido fora de casa neste campeonato. Fez gol no último minuto do jogo e ganhou a primeira como visitante.
Sendo assim, caso ganhe do Athetico Paranaense, praticamente escapa do rebaixamento, ainda não de forma matemática. Com seus méritos próprios, mas também por dar certo seu processo de secagem. Enfim, uma rodada de ouro para o Cruzeiro.
Por Oliveira Lima