Por Oliveira Lima
Buscando vaga à fase semifinal do Campeonato Mineiro, Cruzeiro vai jogar o clássico com o América, 5ª feira, 20 h no Mineirão e poderá ser beneficiado um dia antes, se o Galo vencer o Tombense, também em Belo Horizonte. Time do argentino Larcamón lidera o grupo A, com 10 pontos, 2 a mais que o Tombense. Caso vença o América e o Tombense perca para o Atlético, a diferença do Cruzeiro para o time de Tombos irá para 5 pontos, faltando apenas mais 9 a serem disputados.
Cruzeiro e América são os melhores times do Campeonato com 10 pontos, 83% de aproveitamento, donos dos melhores ataques e estão invictos, ao lado do Tombense. A vantagem do Cruzeiro é jogar em casa, onde ganhou 70% dos 1.851 jogos que disputou na sua vida no Mineirão. Com uma torcida muito atuante e o time num bom momento, Cruzeiro é levemente favorito.
E quis o destino do futebol, que o Cruzeiro tivesse como concorrente à vaga no Grupo, o Tombense, hoje o melhor time do Interior. E o Tombense vai visitar o Galo um dia antes na Arena, com o time do Felipão sendo obrigado à vitória, na sua luta pela classificação. Se não pensar na rivalidade, é bom para o Cruzeiro ver o Galo ganhar e ele, Cruzeiro, garantir praticamente vaga à semifinal. Se vencer o América, então, ficaria bem perto da 1ª colocação geral, nem precisando mais vencer para ser campeão: bastará empatar os 4 jogos das finais.
O detalhe é, e que detalhe!, Se o Cruzeiro for 1º geral, pegaria exatamente na semifinal o Galo, se este for melhor 2º geral. Sendo assim, o cruzeirense vai mesmo torcer para o Galo perder para o Tombense e não se classificar e o Cruzeiro resolver sua vida sem pensar nos outros. Aliás, onde se tem só dois times rivais numa cidade ou Estado, nunca um vai torcer para o outro, a não ser em condições extremadas, o que não é o caso da próxima rodada.