O Atlético venceu o Independiente del Valle por 3 a 1 na noite desta terça-feira (28/10), na Arena MRV, e se classificou para a sua primeira final da Copa Sul-Americana. O destaque principal do Galo foi Dudu, que deu um show em campo e, apesar de ter saído sem gol, foi o autor das assistências dos dois primeiros gols atleticanos, marcados por Arana e Bernard. Quem também brilhou foi Hulk, que acabou com seu maior jejum pelo Galo para fechar o placar.
Com a vitória, o Galo despachou o time equatoriano e agora vai em busca do seu primeiro título da Copa Sul-Americana. O adversário será conhecido na quinta, no duelo entre Lanús e Universidad de Chile, que empataram a ida por 2 a 2. A grande final será disputa em Assunção, no Paraguai, no dia 22 de novembro.
Com um primeiro tempo absoluto, o Atlético abriu 2 a 0 através de duas assistências de Dudu. No primeiro gol, ele só escorou para o meio uma bola que sobrou, e Arana completou para abrir o placar. Já no segundo, arrastou todo o meio de campo do Del Valle até servir Bernard. Além dos lances dos gols, ele também foi o mais participativo e incisivo do Galo no jogo.
Quando Everson falhou, o Del Valle diminuiu e criou-se um clima tenso na Arena MRV, apareceu o super-herói atleticano, Hulk, para acalmar tudo de novo, acabar com sua seca e fechar a conta.
O primeiro tempo do Galo foi absoluto, de total domínio, sem sofrer nenhum segundo do jogo. No ataque, criou até para fazer mais. Logo aos 2 minutos, Alonso parou em grande defesa de Avillar. Depois, aos 15 e aos 17, Bernard teve grandes chances. Na primeira, o zagueiro tirou a bola no segundo em que ele ia finalizar na área. No segundo, foi travado pela defesa.
O domínio atleticano virou bola na rede aos 36, de um jeito inusitado. O Galo pressionou a saída e roubou a bola com Dudu, que foi puxado, mas o árbitro não deu nada. A bola foi para o meio, Arana atrapalhou Igor Gomes, que bateu cruzado com desvio na defesa, ela sobrou para Rony, que chutou firme para defesa do goleiro, que depois socou errado, ela caiu em Dudu, que jogou para o meio, onde Arana apareceu, enfim, para estufar as redes. Já aos 43, Dudu fez arrancada espetacular e serviu Bernard, que cavou a cara a cara com o goleiro para ampliar.
O segundo tempo começou parecido, apesar do Del Valle mais incisivo por estar atrás do placar. O jogo parecia tranquilo até os 18 minutos, quando Arroyo arriscou um chute de longe, Everson falhou ao encaixar e Spinelli apareceu para completar para o gol e diminuir a diferença.
Tudo voltou a ficar mais tranquilo quando o ídolo Hulk encerrou, enfim, seu jejum de 15 jogos sem marcar, e marcou o gol do 3 a 1 aos 28 minutos.
O Atlético- é o primeiro finalista da Conmebol Sul-Americana. Empurrado por 40 mil torcedores, o Galo venceu o Independiente del Valle (EQU) por 3 a 1 nesta terça-feira na Arena MRV (jogo de ida ficou 1 a 1). Guilherme Arana, Bernard e Hulk marcaram os gols da classificação. Spinelli fez o gol do time equatoriano.
A decisão da Sul-Americana está marcada para o dia 22 de novembro (um sábado) em Assunção, no Paraguai. O estádio do jogo ainda não foi informado pela Conmebol.
O segundo finalista da competição será conhecido nesta quinta-feira. Lanús (ARG) e Universidad de Chile (CHI), que empataram o duelo de ida por 2 a 2, se enfrentam na Argentina.
As atenções do Atlético agora se voltam para o Campeonato Brasileiro. No domingo, às 18h30, vai encarar o Internacional em Porto Alegre. Até a decisão da Sul-Americana, o Galo terá outros três jogos pelo Brasileiro para se afastar de vez da zona de rebaixamento.









