Por Oliveira Lima
Copa do Brasil, como todas as Copas pelo mundo a fora, é mesmo uma competição esportiva, com cara de integração nacional. Tem times de todas as quatros séries do futebol brasileiro e até de quem não tem série nenhuma. Começaram a competição mais democrática do País um total de 80 agremiações e como o calendário é apertado, foi necessário a tabela com um único jogo na primeira e segunda prévia. Num total de 60 jogos, 60 times foram eliminados, sobrando 20 que se juntam à 12 pré-classificados, para formarem a 3ª fase, 16ºs avos de finais.
Nos 40 jogos da primeira fase, com os visitantes ranqueados como melhores jogando pelo empate, apareceram 6 zebras e uma delas bem gigante: O Sousa da Paraíba eliminou simplesmente o maior campeão da competição, o Cruzeiro. Dois times da série B caíram também: Coritiba e América. Das demais Séries saíram Tombense ,Ituano e Remo. Já na segunda fase, ainda com jogo único, mas sem vantagem para ninguém, 9 times da Série A, mais o Sport da B, tivemos a passagem de 6 deles sofrendo nos penais, para avançarem. Vasco, Bahia, Cuiabá, Fortaleza, Criciúma e Sport. Internacional, Juventude, Atlético-GO ganharam seus jogos no tempo normal.
Se considerarmos somente o G12, quatro deles tiveram que passar pelas prévias. O Cruzeiro foi o grande perdedor. Os demais avançaram: Inter, Corinthians e Vasco. Dos 20 que sobrevieram desde o começo, a metade tem camisa forte. Agora se juntarão aos 12 pré-classificados: 8 da Copa Libertadores, que são Palmeiras, Flamengo, Atlético MG, Fluminense, São Paulo, Grêmio, Botafogo, Bragantino. Os campeões de 2023: Copa do Nordeste o Ceará; Copa Verde o Goiás; Brasileiro Série B, o Vitória e o Athetico Paranaense completa pela melhor colocação em sequência do Brasileirão da Série A.
Pelo ranqueamento da CBF, o Vasco é o grande time do pote 2,podendo fazer clássicos estaduais contra Flamengo, Fluminense e Botafogo além de clássicos nacionais contra Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Grêmio, Inter e Atlético Mineiro.
POTE 1;Flamengo, Fluminense, Botafogo, Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Grêmio, Internacional, Atlético Mineiro, Athético Paranaense, Bragantino, Bahia, Cuiabá, Ceará, Atlético Goianiense e Fortaleza.
POTE 2: Vasco, Vitória, Juventude, Criciúma, Goiás, Sport, CRB, Sampaio Correia, Operário-PR, Botafogo-SP, Brusque, Ypiranga-RS, América de Natal, Amazonas, Águia de Marabá e Sousa-PB. Jogos de ida na data-base, e volta dia 22 de maio.