O fotógrafo independente Yuri Laurindo foi expulso do Mineirão no domingo (10) minutos antes do jogo entre Santos e Cruzeiro pelo Brasileirão. Testemunhas relataram que Laurindo se aproximou para registrar o abraço entre Neymar e Gabigol na área técnica cruzeirense quando, após uma trombada acidental com o craque santista que pediu desculpas.
Em seguida, um supervisor da CBF e um funcionário da Federação Mineira de Futebol (FMF) interviram. Os seguranças foram acionados e retiraram o fotógrafo, o impedindo até de recolher seus equipamentos que foram recolhidos por um colega.
Em nota no Instagram, Laurindo manifestou receio de retaliações e não quis se pronunciar de forma mais ampla. “Não sei se quero falar algo sobre o que aconteceu comigo ontem por ter medo de retaliações. A fotografia esportiva é minha profissão e é a única. Ela é literalmente minha única fonte de renda. Eu tenho um currículo longo e já estive em mais de 10 países, já passei por vários protocolos de jogo diferentes, não sou um moleque que estava em campo pra brincar. Só queria fazer meu trabalho.
Não sei o motivo de ser tratado da forma que eu fui. Assédio moral publicamente com testemunhas não é uma coisa legal. Ao menos com respeito eu merecia ter sido tratado“, disse.
Colega diz que expulsão no Mineirão foi ‘desproporcional’
A Associação de Repórteres Fotográficos de MG (ARFOC) marcou reunião com o profissional e representantes da CBF para esta terça (12) antes de se posicionar. O colega Pedro Vale registrou em vídeo a cena da expulsão.
“Se entendessem que ele deveria sair do jogo, haveria mil maneiras melhores de lidar com a situação. O Yuri não interferiu no jogo, não vazou na transmissão. O Gabigol é nosso cliente, fomos para o jogo sabendo que esta foto ia acontecer. O Neymar virou muito rápido para sair do abraço e trombou no Yuri. No vídeo, o Neymar abraça o Yuri e pede desculpas. A atitude foi desproporcional.”
A FMF e a CBF não comentaram sobre o caso.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.
