“Está decretado: o Botafogo acaba de perder o Campeonato Brasileiro”. Esta frase, ou “decreto” foi dita pelo melhor comentarista esportivo do Brasil e o mais consciente torcedor do Botafogo: Paulo César Vasconcelos, do Sportv, neste final de semana quando o Fogão não sustentou o placar de 1×0 sobre o Santos no Nilton Santos. Depois de 30 rodadas na liderança, nas últimas 2 caiu para a 3ª colocação e se vê perigando até mesmo sair do G4.
Ninguém ficou tanto tempo na liderança e ninguém colocou 13 pontos de frente e não foi campeão. O Botafogo conseguiu isto: ou seja o impossível. E como npo futebol não existe o impossível, esta marca vai doer para sempre no coração do Botafogo, um dos times mais queridos do Brasil. Um time que chegou à impressionante marca de 89% de aproveitamento nos 10 primeiros jogos: 81% nos 22 primeirps jogos, ou seja: um turno e mais 2 jogos, dando cara de intransponível.
A derrocada começa no Engenhão, sua belíssima casa, onde havia conseguido até então impressionantes 11 vitórias em 11 jogos. Jogou um bolão contra o Flamengo e perdeu de 2×1.Foi um verdadeiro clássico. Daí e diante a queda inesperada e histórica; 14 jogos, com somente 2 vitórias, 4 empates e incríveis 8 derrotas, disputando 42 pontos, ganhando 10, num aproveitamento de 24%, que seria hoje vice-lanterna, e 8 jogos seguidos sem vencer. Tá na história, esta marca negativa do querido Botafogo.
Por Oliveira Lima