O movimento religioso “Legendários”, voltado para o público masculino e focado na integração de atividades físicas e espiritualidade, tem ampliado sua presença no Brasil e expandiu para ex-jogadores de futebol.
Fundado em 2015 na Guatemala pelo pastor Chepe Tupzu, da Igreja Casa de Deus, o grupo busca “restaurar a identidade masculina cristã” por meio de experiências como retiros em montanhas. No Brasil, a iniciativa chegou em 2017, com o primeiro evento realizado em 2018 em Santa Catarina. Até 2025, o país já contabilizava mais de 50 mil participantes, tornando-se o segundo maior público do movimento.
Personalidades como o empresário Neymar Pai, os influenciadores Eliezer e Thiago Nigro, o empresário Pablo Marçal e políticos como políticos como o vice-governador de Minas Mateus Simões (Novo) e o prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo (Novo), irmão do senador Cleitinho, aderiram ao grupo.
Ex-jogadores de Cruzeiro e Atlético juntos no ‘Legendários’
Ex-jogadores de futebol também compartilham suas experiências, como Diego Tardelli, ex-atacante e ídolo do Atlético-MG, destacou em redes sociais que “Meu propósito é claro: glorificar o Legendário 01. Ao esconder meu rosto, deixo que ele se revele e transforme vidas na montanha”.
Leandro Guerreiro, volante campeão brasileiro no Cruzeiro em 2013 e campeão mineiro pelo América em 2016, reforçou que “Subir a montanha não é sobre status. É sobre renúncia, propósito e serviço”.
Rafael Miranda, ex-jogador do Atlético e comentarista esportivo na Rádio 98, também integra o movimento e posta fotos de retiros nas redes sociais.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.