Por Oliveira Lima
Mês de agosto começa decidir quem dos brasileiros a vai levar os canecos das competições nacionais e as da Conmebol. Será o returno do Campeonato Brasileiro e oitavas de final da Copa do Brasil e Libertadores, bem como a Sul-Americana. Das 20 equipes que jogam o Brasileiro da Série A, dez jogam três competições(Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores ou Sul-Americana), dois jogam Brasileirão e Sula e um joga Brasileiro e Copa do Brasil.
Em quatro meses e dez dias, num calendário apertadíssimo, vai se decidir quem ganha as principais competições do ano. Times jogarão praticamente a cada três dias, não treinando mais, ficando apenas viajando, jogando e descansando. E o campeonato brasileiro vai ficar em segundo plano, Libertadores e Sul-Americana devem ser prioridades. Quem for eliminado dos mata-matas, levará o Campeonato Brasileiro à sério.
Sete times brasileiros jogarão a Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão: Flamengo, Palmeiras ,Botafogo, São Paulo(que brigam pelo titulo nacional) Galo no meio da tabela, Grêmio e Fluminense lutam pra não caírem à Série B. Outros três times também jogam três paralelas: Não a Liberta, mas sim a Sula: Athético Paranaense e Bragantino meio de tabela e o Corinthians na luta contra a queda. E um pouco mais aliviados estão outros três: Cruzeiro e Fortaleza, que estão na ponta alta da tabela jogam duas competições; Brasileiro e Sul-Americana e o Bahia, também bem colocado joga Brasileirão e Copa do Brasil.
Com o Campeonato Brasileiro em segundo plano, que se lascar principalmente na Libertadores vai focar no título nacional. Lembrando que ninguém até hoje ganhou as três competições. No máximo tivemos quem ganhou duas: 2003 o Cruzeiro levou o Brasileirão e a Copa do Brasil, feito alcançado 18 anos depois pelo Galo. O Flamengo em 2019 ganhou o Brasileirão e a Liberadores. Assim, fisicamente é impossível levantar três taças principais do Brasil e da América.