Por Oliveira Lima
Pela primeira vez na história teremos um Cruzeiro x Atlético às 21;30h de um sábado, que aliás já sediou o clássico, mas no horário de 16;30h. Já se enfrentaram também numa segunda-feira, terça, quarta, quinta e é claro num domingo, o dia mais tradicional. Ha!, também numa sexta-feira, única, em Montevideo, no Uruguai. Sendo assim já se enfrentaram todos os dias da semana, mas a primeira vez às 21;30h de um sábado.
E o que está valendo este jogo da 22ª rodada do Brasileirão de 2024? Cruzeiro é mandante e no Mineirão, onde, neste Brasileiro ganhou todos os seus 8 jogos. Pela lei do Estado de Minas Gerais, nenhum torcedor visitante. Praticamente mais de 60 mil cruzeirenses, para quebrarem novamente o recorde de público do Novo Mineirão, que aliás pertence ao Cruzeiro, no confronto contra o Galo em 7 de abril, na final do Mineiro, com 61.582 pagantes. E o Cruzeiro para quebrar este recorde pediu um ingresso a mais, na cota pela CBF.
Clássico chega com o Cruzeiro melhor que o Atlético atualmente. Pela tabela, são 7 pontos de frente e 4 posições acima. Para o Cruzeiro vale a possibilidade de entrar no G4, vaga direta à Copa Libertadores do ano que vem. Pra isto precisa vencer o clássico e ainda torcer para o Palmeiras não vencer o Flamengo no Rio de Janeiro. Pularia o Cruzeiro para o 4º lugar com 38 pontos, contra no máximo também 38 do Palmeiras, mas com 1 vitória a mais. Se empatar ou perder, pode até sair do G6, caso São Paulo vença o Atlético Goianiense em casa no domingo e o Bahia vença o clássico contra o Vitória na Fone Nova.
Já a conta do Galo é mais dura. Mal colocado, apenas na 9ª posição e muito longe dos ponteiros, time do Milito precisa reagir e rápido neste Brasileirão. Está há 7 pontos do G6(São Paulo), 9 do G4(Palmeiras) e há 15 atrás do líder Botafogo, mas o Galo com dois jogos a mais pra fazer. Ganhando o clássico, avançará apenas uma posição na tabela, indo ao 8º lugar, ultrapassando o Athético Paranaense, se este não vencer o Internacional. Galo cairá uma posição, voltando ao 10º lugar, se o Bragantino vencer o Corinthians.
Assim o clássico pode valer um G4 ao Cruzeiro, que ficaria há 5 pontos do líder Botafogo, se este perder para o Juventude. O clássico vale pro Galo o inicio de uma arrancada rumo aos primeiros colocados, enquanto há tempo. Vai precisar enfileirar uma sequência de pelo menos 4 vitórias seguidas, tudo começando contra o Cruzeiro, seguido de Cuiabá, Atlético-GO e Grêmio. E um grande detalhe: se der empate, os dois perdem, pois o Cruzeiro não entraria no G4 e o Galo não iniciaria sua caminhada aos ponteiros. Assim será este clássico de sábado às 21;30h.