Por Oliveira Lima
Pelé é o maior atleta de todos os tempos, eleito no dia 16 de maio de 1981 pela revista francesa L’Equipe, superando o boxeador Muhammad Ali e o corredor Jesse Owens e confirmado depois pelo COI em 1999, nunca disputou uma olimpíada, a maior competição esportiva do mundo. As regras da época impediram o Rei de abrilhantar os jogos olímpicos. Naquele tempo, o Comitê Olímpico Internacional (COI) não aceitava os atletas profissionais, ou seja, aqueles que ganhavam dinheiro com o esporte.
Nas Olimpíadas de 1957, disputadas em Melbourne, Austrália, Pelé tinha apenas 15 anos, e não era nem cogitado à Seleção Brasileira, que aliás não foi às Olimpíadas. Já em 1960, em Roma, Pelé já campeão do mundo em 58 na Suécia, já atleta profissional pelo Santos. Eram as regras daquela época. Por conta disso, a maior competição esportiva do mundo nunca teve o maior atleta do planeta no seu quadro de competidores.
Cada época as regras eram específicas, o que possibilitou muitos jogadores famosos no mundo do futebol jogassem também as Olimpíadas e ganhassem ouros. O primeiro deles é o capitão da Seleção Uruguaia, campeã do mundo em 1930, Hector Castro, o “Manco Castro” foi ouro no histórico Bi Olímpico de 1924/28.Nos anos 50, duas lendas levaram o ouro também: Puskas pela Hungria em 1952 e Lev Yaschin em 1956 pela extinta União Soviética. Aí uma explicação: o chamado “Bloco do Leste Europeu”, comandado pelos soviéticos, tratava qualquer modalidade esportiva como atividade amadora, ou seja não pagava oficialmente ninguém. Foi assim também nos anos 70, quando o ponta Lato, da Polônia, leva seu país ao ouro em Munique em 1972.
Regras mudaram nos anos 90, com a queda do império soviético e todo mundo virou profissional. E como até hoje, número máximo de jogadores acima de 23 anos, se limita a três inscrições: Desta maneira, Pep Guardiola ganhou ouro pela Espanha em casa nas Olimpíadas de 1992, Samuel Etto por Camarões em 2000,Messi em 2008 pela Argentina e Neymar em 2016 pelo Brasil. Sendo assim, Pelé o Rei do Futebol e “Maior Atletas de Todos os Tempos, passou a vida inteira, tendo que aplaudir os heróis do ouro olímpico.