Por Oliveira Lima
Sorteio das quartas de finais da Copa do Brasil, realizado nesta terça feira, deu o clássico Cruzeiro Atlético, sem dúvida o maior confronto desta fase e da Copa em sí até agora. Como o futebol carioca, com três times neste momento, pulveriza por ter muitos clássicos, evidentemente que o grande jogo é mesmo Cruzeiro x Atlético. E no fundo era tudo que todos queriam: um grande clássico e este é um grande clássico.
O sorteio foi inglório aos dois, pelo motivo de tirar deles a chance de fazerem a final da competição . nos dia 02 e 09 de novembro, valendo uma premiação (só da decisão) de 77.765 milhões de reais. A chance de chegarem à decisão era muito grande, por conta do interesse eminente dos dois: O Cruzeiro, que colocou no começo do ano a vaga à Copa Libertadores de 2026 via Brasileirão como prioridade, acabou alterando em parte seus planos, incluindo o título da Copa do Brasil nos seus sonhos, após ver Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Internacional caindo nas oitavas. Enxergou a possibilidade de conquistar o hepta e com isto a vaga à tão sonhada Copa Libertadores. Já o Galo, fora da briga pelo título do Brasileirão, sempre priorizou as copas, do Brasil e Sul-Americana.
O momento dos dois é bem distinto no Brasileirão: enquanto o Cruzeiro briga pela ponta com Flamengo, Palmeiras , o Galo está no meio da tabela, quase que como apenas um mero protocolo. Galo joga a vida nas copas, entendendo que se ganhar uma delas, salva a temporada. E ambos estão sedentos de conquistas nacionais ou internacionais, pois enquanto o Cruzeiro, que acaba de se reestruturar, não vence desde a conquista do bi da Copa do Brasil em 2018, o Galo tem uma seca de não ganhar nada(além do Mineiro) desde o fantástico ano de 2021, quando levou o Brasileirão e a Copa do Brasil.
O ideal mesmo seria os dois se encontrarem numa final, como acontecera em 2014, com o Galo campeão no mesmo ano que o Cruzeiro ganha o Bi do Campeonato Brasileiro. Como o sorteio foi cruel, indicando o confronto dos dois agora, os outros times agradecem, pois um vai sair mais cedo. E o que ficar terá um caminho menos tortuoso: semifinais contra quem passar de Corinthians e Athetico Paranaense, e uma final diante Vasco, Botafogo, Bahia ou Fluminense.
E como no futebol todas as nuances têm que ser consideradas, o Cruzeiro em tese leva vantagem pelo calendário. Após a rodada no Brasileirão, em que foi derrotado pelo Santos, dia 10 passado, terá apenas dois jogos até o primeiro confronto contra o Galo: Serão 17 dias em jogos contra o Mirassol e Internacional. Enquanto o Galo terá 4 jogos, pois tem decisão antes contra o Godoy Cruz pela Sula e mais o Grêmio e São Paulo pelo Brasileirão. Na certa terá que poupar seu time no certame nacional. Mas clássico é sempre clássico e tudo pode ser superado. Mas o ideal mesmo seria os dois se encontrarem em novembro, valendo a taça e quase 80 milhões de premiação. Mas o sorteio não quis, acertando no alvo os 12.5% de possibilidade de dar Cruzeiro x Atlético.