Por Oliveira Lima
Futebol brasileiro domina amplamente a Copa Libertadores da América nesta última década, com 10 conquista das últimas 14 edições e vem de 5 triunfos seguidos e com 3 finais nacionais. Domínio total. Nets ano é novamente grande favorito à sexta conquista seguida, inclusive para fazer a final em novembro no solo argentino. Mas neste ano, o começo está sendo complicado. Clubes brasileiros estão tendo imensas dificuldades para dobrar equipes médias e pequenas. Na Liberta são 7 brasileiros, o mesmo número na Sula;
PERRENGUE NA LIBERTADORES
Na primeira rodada da Libertadores, somente o Galo ganhou e foi do pior dos 32 desta fase de grupos, o Caracas,, que já tomou 9 gols em dois jogos. A segunda tá em curso e nada tem sido fácil. O mesmo Galo da primeira rodada teve contra o Rosário imensa dificuldade para vencer em casa por 2×1. Fluminense no grupo A, empatou com o modesto Alianza de Lima em 1×1 e suou sangue para ganhar em casa do Colo Colo. São Paulo perdeu na estreia para para o Talleres por 2×1 e fez jogo honroso diante do inexpressivo Cobressal por 2×0. Grêmio fez pior: derrota na altitude para o Strongest por 2×0 e perdeu em casa para o desconhecido Huachipato também por 2×0, jogando em casa. Botafogo perdei em casa para o Junior da Colômbia. Flamengo estreou não vencendo o Milionários na Colômbia e em casa com dificuldade para vencer o Palestino ir 2×0. Palmeiras com reservas só arrancou um empate fora diante do San Lorenzo.
SUSTOS NA SUL-AMERICANA
Também sofrimento na Sul-americana,, neste começo. Cruzeiro não passou de um empate em Quito contra a Católica: Internacional só da vexame até agora, com dois empates sem gols contra Belgrano e Real Tomayapo, time boliviano que só tem quatro anos de profissionalismo; Corinthians começou mal diante do uruguaio Racing, Cuiabá só ficou no empate contra o Lanús e o Bragantino custo vencer o Coquimbo do Chile por 1×0 e tomou de3x0 do Racing na Argentina. Quem se deu bem até agora apenas o Athético Paranaense com duas goleadas, 4×1 n Ameliano e 5×0 no Real Zuliano, times ionexpressivies. O Fortaleza também vem salvando a páriacom goleadas de 5×0 no Nacional Potosi e 2×0 no fraquíssimo Trinidense.
PREOCUPAÇÃO NO MATA-MATA
Todos os sete brasileiros da Libertadores são favoritos à classificação às oitavas, já que passam dois de cada grupo. Já na Sul-americana, passa apenas diretamente o 1º de cada grupo, com o 2º indo à repescagem contra o 3º,eliminado da Libertadores. Nas oitavas, se qualificam os times de peso e o risco de queda brasileira é real, pois os times veem mostrando muito pouco até agora.