Por Oliveira Lima
Copa Sul-Americana é mais decisiva, por conta da passagem direta às oitavas, apenas do 1º colocado de cada grupo. O 2º ainda terá que passar pela repescagem diante do 3º eliminado da Copa Libertadores. Para se ter noção da disputa, dos oito grupos, apenas um está totalmente definido: O grupo G,onde o Lanus já é primeiro com 13 pontos e o Bragantino ficou em 2º com 9, sendo eliminados Garcilaço e Metropolitanos. Oito grupos, um definido, e dos demais sete, dois com confrontos separados e cinco em confrontos diretos. A tabela foi muito benevolente com as emoções.
OS CINCO CONFRONTOS DIRETOS PELA VAGA DIRETA
Quem vencer os confrontos se livra da repescagem, quem perder vai para o mata-mata contra a turma da Libertadores.O boliviano Always Read que joga num dos lugares mais altos do mundo, recebe o Independiente de Medelim, em El Alto, 4.100 de altitude e ainda pode empatar. A Católica de Quinto em à Belo Horizonte pelo empate contra o Cruzeiro. Athético Paranaense em Curitiba pode empatar com o Ameliano do Paraguai; Racing do Uruguai tem o empate favorável diante do Corinthians em São Paulo.
Já as situações dos grupos C e D são diferentes, mas diretas também. Fortaleza é primeiro, batendo um empate diante do já eliminado Trinidense e será em casa. Em tese, o Boca decide a 2ª vaga contra o Nacional Potosí em Buenos Aires. Boca pode ser 1º se o Fortaleza perder. No gripo C, por conta do Internacional ainda com dois jogos a mais para fazer, e como pega Belgrano e Delfim, ainda pode ser primeiro, sendo que tem o confronto direto de Belgrano e Delfim. Outra decisão indireta fica om o grupo H, onde o Racing do Uruguai vai pegar o eliminado Luqueno e se vencer fica com a vaga, jogando o Bragantino para o segundo lugar. Assim, no resumo geral: 8 grupos, 1 já definido, 2 confrontos indiretos e 5 confrontos de final de Copa do Mundo.