Por Oliveira Lima
São sete brasileiros nesta fase de grupos da Copa Sul-Americana e só um está definido: o 2º lugar do Cuiabá no grupo G, com 9 pontos, com o Lanús já confirmado como 1º com seus 13 pontos. Os outros seis brigam pela primeira posição, pois nenhum brasileiro tá fora. Vale lembrar que apenas o melhor de cada grupo passa direto às oitavas, com o 2º tendo ainda que passar pela repescagem contra quem ficar em 3º da Copa Libertadores.
QUEM DEPENDE SO DE SI PARA CONFIRMAR O PRIMEIRO LUGAR?
São três brasileiros que entram na rodada como primeiro. Athetico Paranaense faz confronto direto com o Sportivo Ameliano, do Paraguai, e jogando em Curitiba. Pelo grupo D, o Fortaleza lidera e pega o já eliminado paraguaio Trinidense. Ganhando eliminando a chance do Boca Jrs alcança-lo. Já a situação do Internacional é diferente, pois tem dois jogos pra fazer a mais e são contra quem está a sua frente: Belgrano e Delfim. Ganhando é primeiro.
QUEM É SEGUNDO E TEM QUE GANHAR?
São dois brasileiros, que entram na rodada em segundo e vão pegar exatamente quem está em primeiro, com confronto direto. Cruzeiro em casa enfrenta a Católica de Quito e em casa também o Corinthians terá que ganhar do Racing do Uruguai. Outro brasileiro que está em segundo é o Bragantino, que não tem confronto direto, e vai pegar o eliminado Coquimbo, fora de casa. Tem que ganhar e torcer para o Racing da Argentina não vencer o lanterninha Luqueno em casa.
Em resumo: todos os sete brasileiros estão no páreo: Athetico Paranaense, Fortaleza, Internacional dependem de si para a classificação direta. Cruzeiro, Corinthians precisam ganhar e o Bragantino, além de ganhar, tem que secar o Racing. Se não der, irão à repescagem. O Cuiabá já esta na repescagem. E se todos passem serão 7 brasileiros dentre os 16 das oitavas da Sul-Americana, Vira uma Copa Sul-Americana do Brasil.