A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou nesta terça-feira (22) uma ampliação na oferta da vacina contra hepatite A para grupos específicos da população. A medida segue uma orientação do Ministério da Saúde e inclui usuários da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV e pessoas que tiveram contato com indivíduos diagnosticados com a doença, mediante avaliação prévia da Secretaria Municipal de Saúde.
O esquema de vacinação pode ser composto por uma ou duas doses, conforme a condição clínica e o histórico vacinal de cada pessoa. A imunização está sendo realizada em unidades de saúde previamente designadas, que receberam um total de 3 mil doses destinadas a esses públicos. Os locais de aplicação podem ser consultados pelos canais oficiais da prefeitura.
Os usuários de PrEP acompanhados em serviços especializados do Sistema Único de Saúde terão preferência na aplicação da vacina nesses próprios locais. Para os que recebem acompanhamento em unidades de atenção primária ou serviços privados, a vacinação será realizada preferencialmente no ponto onde retiram a medicação.
Já os contatos sexuais e domiciliares de pessoas diagnosticadas com hepatite A estão sendo identificados por equipes de rastreamento da Secretaria Municipal de Saúde. Após esse levantamento, os possíveis contactantes serão procurados para avaliação do período de exposição e indicação da vacina. A iniciativa ocorre em paralelo a um monitoramento de casos suspeitos e confirmados da doença, realizado pela Prefeitura em conjunto com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. O acompanhamento está sendo feito por e-mail ou telefone, com o objetivo de conter a disseminação do vírus.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, Belo Horizonte registrou oito casos de hepatite A ao longo de 2023. Em 2024, foram 176 casos confirmados, e, somente no primeiro trimestre de 2025, já foram registrados 73 casos. A vacinação infantil contra a hepatite A continua sendo oferecida no calendário básico, com uma dose indicada aos 15 meses, podendo ser aplicada entre 12 meses e 4 anos e 11 meses.
A vacina também permanece disponível no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) para pessoas com condições clínicas específicas, como doenças hepáticas crônicas, imunossupressão, HIV, fibrose cística e outras comorbidades. Em caso de dúvidas sobre o monitoramento ou a vacinação, o contato pode ser feito pelo número (31) 3246-5036.