A Prefeitura de BH deu início, nesta quarta-feira (28), o corte das árvores no entorno do Mineirão, na Região da Pampulha. O objetivo é criar uma pista temporária para a Stock Car, a principal competição automobilística brasileira. A primeira corrida está programada para acontecer em agosto.
Essa etapa, realizada no formato de “Circuito de Rua”, demandou o corte de 55 árvores das avenidas Rei Pelé, Carlos Luz e Coronel Oscar Paschoal. Essas árvores serão sacrificadas para receber, durante cinco anos consecutivos, uma edição anual da corrida. A Prefeitura estima concluir o serviço ainda hoje.
A supressão das árvores ocorre uma semana após o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) de BH aprovar as licenças ambientais para o projeto, após reunião e votação no dia 21/2. Como compensação pelos danos ambientais, os organizadores da Stock Car se comprometeram a plantar dez vezes mais árvores, totalizando 688 novos plantios. No entanto, ainda não especificaram onde e quando essas árvores serão plantadas.
Medida gera revolta de moradores de BH e estudantes da UFMG
A derrubada das árvores gerou indignação entre moradores da região e ambientalistas. Em protesto, eles estão utilizando os troncos cortados para bloquear avenidas e prometem abraçar as árvores, se necessário.
Outro ponto de forte crítica por parte dos opositores aos cortes é o barulho dos carros de corrida. Esse ruído pode incomodar e até mesmo prejudicar animais que habitam as áreas verdes próximas à região. Vale ressaltar que o hospital veterinário da UFMG, localizado nas proximidades, também abriga animais que podem ser afetados pelo evento. Além disso, questiona-se o fato de a Prefeitura de BH ter iniciado os cortes “às pressas”, mesmo com uma reunião marcada com a reitora da UFMG.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.
Comentários 1