Durante o período entre os dias 17 e 21 de abril, feriados da Semana Santa e de Tiradentes, diversos serviços públicos de Contagem terão funcionamento alterado. A quinta-feira (17) foi decretada como ponto facultativo, e os feriados da Sexta-feira da Paixão (18) e de Tiradentes (21) também impactam o expediente de repartições públicas municipais.
Na área da saúde, os serviços de emergência, como o Samu, as UPAs, o Hospital Municipal e o Centro Materno Infantil funcionam normalmente. Já os serviços de atenção básica, incluindo Unidades de Saúde, salas de vacinação, farmácias distritais e centros especializados, permanecem fechados nos dias dos feriados.
A limpeza urbana terá alterações em várias frentes. A coleta de lixo convencional, seletiva e nas vilas e favelas não será realizada na sexta-feira (18), mas ocorre normalmente nos dias 17 e 19. Serviços como varrição, capina e remoção mecanizada também ficam suspensos em parte do período. O recebimento de resíduos de empresas e o funcionamento de escritórios administrativos serão interrompidos.
O transporte público sofrerá mudanças nos horários de operação. Na quinta-feira (17), os ônibus circulam com horários adaptados para um dia útil de menor demanda. Na sexta-feira (18) e na segunda-feira (21), o funcionamento segue a escala de domingos. As mudanças são válidas entre 0h01 do dia 17 e 23h59 do dia 21 de abril.
Na assistência social, abrigos permanecem abertos, enquanto os centros de referência e serviços de segurança alimentar estarão fechados durante o período. O Centro Pop funcionará parcialmente em alguns dias e estará fechado no domingo (20).
Órgãos como o Procon, postos do Sine, cozinhas comunitárias e escolas da rede municipal suspendem as atividades e retomam o atendimento na terça-feira (22). Na área da cultura, equipamentos como a Casa de Cacos, a Casa de Cultura Nair Mendes Moreira e a Biblioteca Pública permanecerão fechados. Os parques da cidade estarão abertos ao público.
Os cemitérios municipais e os serviços funerários funcionam normalmente, inclusive com atendimento em regime de plantão.
Já em Betim, na área da saúde, as 41 Unidades Básicas, além de centros de referência e serviços especializados, funcionarão com escala reduzida de profissionais apenas na quinta-feira, permanecendo fechados na sexta e na segunda. As unidades da Rede de Atenção Psicossocial terão parte das equipes atuando em plantão. Serviços de urgência e emergência, como UPAs, Samu, o Hospital Público Regional e o Centro Materno-Infantil continuam funcionando normalmente, em atendimento 24 horas por dia.
A segurança pública será mantida por meio da Guarda Municipal e da Defesa Civil, ambas em plantão permanente, com atendimento pelos telefones de emergência.
O setor de educação segue o calendário escolar, com suspensão das atividades nas escolas municipais e na Secretaria de Educação durante os dias 17, 18 e 21. As atividades retornam normalmente na terça-feira, dia 22.
Na assistência social, unidades como os Cras, Creas e o Centro Pop permanecerão fechados durante o recesso. O Albergue Vitor Braighi é a única estrutura da área que manterá funcionamento ininterrupto.
Os Restaurantes Populares localizados no Centro e em Teresópolis, assim como o Banco de Alimentos, não irão operar nos dias 17, 18 e 21. Os serviços serão retomados na terça-feira, nos horários habituais. O Mercado Central de Betim funcionará em horários diferentes a cada dia do recesso, com fechamento total na sexta-feira.
Parques municipais seguirão abertos ao público todos os dias, com horários regulares de funcionamento, incluindo os parques Felisberto Neves, Cléo Barbosa, Matinha do Ingá, Chico Mendes, Goiabinha, Batismal e Alto das Flores.
No transporte público municipal, haverá alterações nos horários de circulação dos ônibus: na quinta-feira, o funcionamento será com grade de dia útil reduzido; na sexta, domingo e segunda, a operação segue com a escala de domingos. O sábado manterá o horário regular.
A coleta domiciliar de resíduos continuará de acordo com os cronogramas locais. Já a coleta seletiva e os atendimentos nas URPVs e Ecoentulhos serão interrompidos na sexta e na segunda.
No setor de esportes, o Ginásio Divino Braga estará fechado durante todo o recesso. Os complexos Riccardo Medioli e o Horto Municipal seguirão abertos, mas com uso das quadras condicionado a autorização prévia, solicitada até quarta-feira (16). As atividades do programa Viva o Esporte retornam na terça.
A Superintendência de Proteção e Defesa Animal (Sepa) atenderá exclusivamente para consultas na quinta-feira. Entre os dias 18 e 21, o serviço estará suspenso, com retorno previsto para a terça-feira.
Órgãos como o Procon e os equipamentos culturais da cidade — incluindo museus, centros culturais e a Secretaria de Cultura — não terão expediente durante o recesso, retomando o atendimento no dia 22.