O Centro-Oeste de Minas está em alerta para a dengue. Além de Divinópolis, que registrou 400 casos em janeiro, outras cidades da região também estão em situação de alto risco para a doença.
Em Nova Serrana, o Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti é de 8%. O levantamento foi realizado entre os dias 22 e 25 de janeiro. Na cidade de Formiga, o LIRAa está em 7,5%, com pesquisa feita entre 22 e 26 de janeiro, que também apontou que 1 entre 10 casas tem recipientes com larvas positivas.
Já em Itaúna, a situação é mais grave. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do município, o índice de infestação está em 12%, com 205 casos confirmados de dengue e um de chikungunya.
Em todas as cidades, as pesquisas apontaram que os principais focos estão em residências. Portanto, as autoridades de saúde alertam para que a população evite água parada em recipientes.
Situação de emergência pela dengue em Minas
No último sábado (27), o governador Romeu Zema decretou situação de emergência em saúde em todo o estado, que conta com mais casos de dengue em todo o Brasil. Além disso, alguns hospitais estão com alta taxa de ocupação de leitos pelo alto número de internações.
As regiões mais afetadas são a Grande BH e o Vale do Aço. Por consequência, estes locais serão os primeiros a receberem a vacina contra a doença em fevereiro. O Centro-Oeste de Minas, por enquanto, não irá receber os imunizantes nesta primeira fase.
Acompanhe as notícias de Divinópolis e região no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.