A queima da maior fogueira de Minas Gerais aconteceu no último domingo (23) durante a 92ª edição da Feira de São João Batista, em Ingaí, no Sul do estado. O evento, que teve início na última quinta-feira (20), é considerado um bem cultural do patrimônio municipal há aproximadamente 15 anos.
O grande destaque da festa é a fogueira de 40 metros de altura, construída com toras de eucalipto. Seguindo a tradição, a fogueira foi abençoada antes de ser acesa. Após a bênção, inicia-se o espetáculo impressionante: primeiramente com uma queima de fogos e, em seguida, o momento grandioso em que toda a estrutura é consumida pelo fogo.
Fogueira no Sul de Minas é tradição de 90 anos
A ideia da fogueira surgiu em 1931, quando um grande incêndio ocorreu na parte posterior da igreja matriz da cidade. O prédio não foi atingido. Por intermédio do padre local, o município começou a promover a festa em homenagem a São João Batista, padroeiro da cidade.
No total, a programação durou cinco dias, com entrada gratuita, e atraiu visitantes de todas as partes de Minas e do Brasil.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.