Um tremor de terra com magnitude de 3,0 foi registrado perto da cidade de Sete Lagoas, em Minas Gerais, na tarde desta sexta-feira (30). A Rede Sismográfica Brasileira recebeu relatos de moradores que sentiram o abalo por volta das 14h35.
Este evento representa o terceiro tremor ocorrido no estado em menos de uma semana, somando-se aos registros da última terça-feira (27), quando as cidades de Riacho dos Machados e Frutal tiveram abalos de magnitudes 2,4 e 2,9. O fenômeno foi captado pelas estações da rede nacional e analisado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo. Pela escala técnica, tremores entre 3,0 e 3,9 de magnitude são classificados como pequenos. Eles costumam ser percebidos por pessoas que estão em repouso ou em andares altos de edifícios, mas dificilmente provocam danos em construções.
A Rede Sismográfica Brasileira, que monitora esses eventos com quase 100 estações no país, é coordenada pelo Observatório Nacional e conta com o apoio do Serviço Geológico do Brasil. As operações das estações são realizadas de forma conjunta pela Universidade de São Paulo, Universidade de Brasília, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pelo Observatório Nacional para fornecer informações sobre a atividade da Terra no Brasil.








