O Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen) atualizou nesta terça-feira, 16/01, os dados referentes aos não retornos das saídas temporárias registrados no período de 18/12/23 a 01/01/24, mais conhecidas como saidinha de Natal e Ano Novo.
Dos 3.760 detentos que saíram do sistema prisional para usufruir do benefício da saída temporária, concedido pela Justiça, no período citado, 160 não retornaram na data prevista, como já divulgado.
Desde o início do ano, entretanto, ações de recaptura realizadas pelas forças de segurança, em especial a Polícia Militar, levaram à prisão de 99 indivíduos. Porém, ainda há 61 foragidos.
Com a nova atualização de foragidos pelo Depen-MG, a Polícia Militar e demais forças de segurança passam a utilizar essa referência estatística para desdobramentos de ações e busca pelos custodiados faltantes.
Diferença de dados da ‘saidinha’ entre PM e Depen
Esse é o dado oficial do Estado sobre o assunto, tratado com extenso cruzamento de dados, considerando todo o período possível para saidinhas de Natal e Ano Novo já citado. O Governo de Minas reforça, mais uma vez, que não há dados divergentes ou diferentes nas divulgações.
São dados extraídos em momentos distintos, relacionados a períodos distintos. O Depen-MG considerou o período de Natal e Ano Novo e a Polícia Militar, apenas o Natal, de 18 a 25/12.
Atualmente, há cinco criminosos na lista dos “mais perigosos” dentre os foragidos. Veja a lista clicando aqui neste link.
Comentários 1