Matheus Pereira permanece no Cruzeiro. O jogador tinha negociações adiantadas com o Zenit, da Rússia, para uma venda que ultrapassava os R$ 100 milhões. A Raposa teria lucro na operação, mas viu a situação não ser concretizada no último dia de janela de transferências russa.
O não acerto ocorreu por vontade de Matheus Pereira e também do Zenit, que também acabou desistindo do negócio, na reta final da janela, por causa de questões financeiras.
O clube russo, nesta quinta-feira, tinha o último dia para registrar atletas. O Zenit realizou o registro de sete atletas na Premier League da Rússia, sendo a maioria de jovens, mas nenhum foi Matheus Pereira até o prazo final.
O camisa 10 tem contrato com o Cruzeiro até o fim de junho de 2026 e até havia realizado exames médicos em Belo Horizonte nesta quarta. O clube mineiro também havia dando entrada no processo de rescisão na CBF.
O jogador participou das atividades do Cruzeiro em meio às negociações com o clube russo. Ele está apto para enfrentar o América-MG, sábado, no Independência, pelas semifinais do Campeonato Mineiro.
Nesta quarta, Matheus Pereira havia colocado a situação familiar como um peso na balança para o acerto.
Matheus Pereira chegou por empréstimo ao Cruzeiro em julho de 2023, vindo do Al Hilal, da Arábia Saudita. Logo na segunda partida, contra o Botafogo, o meia lesionou o joelho esquerdo. Após o jogador ficar dois meses no DM, retornou contra o Cuiabá e fez bons jogos na reta final do Brasileirão.
No ano passado, ele foi o principal nome do time do início ao fim, finalizando a temporada com 16 assistências e 11 gols, liderando ambos os rankings.
Em dois anos e meio de Cruzeiro, Matheus Pereira tem 81 jogos, 12 gols e 17 assistências. No final do ano passado, o meia chegou à final da Conmebol Sul-Americana e foi vice-campeão.
Recentemente, Matheus Pereira confirmou que havia pedido à diretoria do Cruzeiro, no fim do ano passado, para ser negociado com o futebol europeu, principalmente pelo fato de a esposa estar perto de ter o primeiro filho do casal.
Neste ano, Matheus Pereira participou de sete partidas das oito do Campeonato Mineiro, além dos dois amistosos nos Estados Unidos. Deu uma assistência em jogos oficiais, além de ter marcado no amistoso contra o São Paulo.