Após três derrotas seguidas e em meio a uma forte crise interna, o Cruzeiro conseguiu um respiro ao empatar por 1 a 1 com o São Paulo, neste domingo (13/4), pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A. O resultado fora de casa, diante de mais de 37 mil torcedores no MorumBIS, foi visto com certo alívio por parte da torcida celeste.
O confronto marcou um momento conturbado para ambos os clubes. O Cruzeiro vinha de um revés marcante contra o modesto Mushuc Runa, do Equador, em pleno Mineirão, somado a declarações polêmicas do dono da SAF e protestos de torcidas organizadas. Apesar dos desfalques, a equipe mineira apresentou uma atuação competitiva e, em boa parte do duelo, foi superior ao adversário.
O jogo
A primeira etapa foi marcada por equilíbrio e poucas chances claras. O São Paulo até começou mais presente no campo ofensivo, mas encontrou dificuldades na criação. O Cruzeiro, com menos posse de bola, também não conseguia oferecer perigo real à meta de Rafael.
A rede só balançou na segunda etapa. Aos 6 minutos, Cédric Soares cruzou da direita e Ferreira, nas costas da marcação, cabeceou firme no canto, sem chance para Cássio, colocando o Tricolor em vantagem.
A resposta da Raposa quase veio em seguida. Em cobrança de escanteio, Villalba subiu alto e acertou o travessão de Rafael. Aos 19 minutos, a igualdade no placar: após escanteio cobrado por Matheus Pereira, Kaiki Bruno escorou de cabeça e Kaio Jorge, bem posicionado, finalizou entre os zagueiros e empatou o jogo.
A partir daí, o jogo ganhou em intensidade, mas nenhuma das equipes conseguiu marcar novamente.
Mudanças e destaques
Mesmo sem contar com Jonathan Jesus e Matheus Henrique, o técnico Leonardo Jardim surpreendeu ao deixar William, Dudu e Gabigol fora da formação titular – o último sequer foi acionado durante a partida. As alterações deram nova dinâmica à equipe, que mostrou poder de reação.
Situação na tabela
Com o empate, o Cruzeiro soma 4 pontos e permanece na parte intermediária da classificação, ocupando a 11ª posição. Já o São Paulo, ainda sem vencer, segue com 3 pontos e flerta com a zona de rebaixamento, na 15ª colocação.
Próximo compromisso
O Cruzeiro volta a campo na quinta-feira (17/4), quando recebe o Bahia no Mineirão, às 21h30, pela 4ª rodada do Brasileirão. Já o São Paulo enfrenta o Botafogo no dia 16/4, às 18h30, no Estádio Nilton Santos.
Ficha técnica
- Partida: São Paulo 1 x 1 Cruzeiro
- Competição: Campeonato Brasileiro Série A – 3ª rodada
- Data: Domingo, 13 de abril de 2025
- Local: Estádio MorumBIS, São Paulo
- Público: 37.566 torcedores
Gols:
- São Paulo: Ferreira, aos 6′ do 2º tempo
- Cruzeiro: Kaio Jorge, aos 19′ do 2º tempo
Cartões amarelos:
- São Paulo: Alisson, Enzo, André, Marcos Antônio e Matheus Alves
- Cruzeiro: Kaiki Bruno, Kaio Jorge, Matheus Pereira, Lucas Romero, Fagner e Fabrício Bruno
Arbitragem: Rodrigo José Pereira de Lima (PE), auxiliado por Bruno Raphael Pires (GO) e Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE). VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)
Escalações:
- São Paulo: Rafael; Cédric Soares, Ruan, Alan Franco, Enzo Díaz (Wendell); Marcos Antônio, Alisson (Matheus Alves), Lucas Ferreira; Luciano (Bobadilla), Ferreira (Ryan Francisco) e André Silva. Técnico: Maxi Cuberas
- Cruzeiro: Cássio; Fagner, Fabrício Bruno, Lucas Villalba, Kaiki Bruno; Lucas Romero, Lucas Silva (Walace), Christian (Dudu), Matheus Pereira (Eduardo); Wanderson (Marquinhos) e Kaio Jorge (Lautaro Díaz). Técnico: Leonardo Jardim