Uma mulher de 32 anos foi presa em flagrante por maus-tratos a um filhote de pit bull, nessa terça-feira (22), em Poços de Caldas, no Sul de Minas. A prisão ocorreu após a Polícia Civil receber denúncias de que ela estaria compartilhando vídeos das agressões nas redes sociais e por aplicativo de mensagens.
A suspeita foi localizada no Parque José Afonso Junqueira, na região central da cidade, acompanhada do animal. Durante a abordagem, ela confessou ter praticado as agressões. A mulher foi levada ao sistema prisional e permanece à disposição da Justiça.
O cachorro foi resgatado, passou por avaliação veterinária e foi encaminhado para um abrigo. Segundo a Polícia Civil, o animal se encontra em boas condições.
A prisão foi possível com base na Lei 14.064/2020, conhecida como Lei Sansão, que aumentou as penas para casos de maus-tratos contra cães e gatos. A punição pode variar de dois a cinco anos de prisão, além de multa e perda da guarda do animal. Se o crime resultar na morte do animal, a pena pode ser ampliada.
Casos como esse podem ser denunciados à Polícia Militar pelo número 190, ao Disque-Denúncia 181 ou diretamente em delegacias.