Avançar é cuidar da nossa cidade e, em 2023, a Prefeitura de Nova Lima investiu em programas e iniciativas que impactam diretamente a vida dos nova-limenses. Com uma gestão mais próxima dos cidadãos, a Administração Municipal segue comprometida em criar uma Nova Lima para todos.
Saúde
Neste ano, a Prefeitura inaugurou a UBS Santa Rita e a UBS Oswaldo Barbosa Pena, além de realizar a reforma de outras unidades de saúde e a ampliação do funcionamento para o horário noturno. O número de Farmácias Municipais foi ampliado e a consulta on-line dos medicamentos disponíveis também foi uma inovação na área da saúde. Ainda foi criado o Ponto de Apoio do bairro Boa Vista e o horário de atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) foi estendido. A aquisição da Ambulância de Suporte Avançado e cinco novas ambulâncias também foi uma importante conquista. Assim como a nova sede do Laboratório Municipal, que trouxe mais conforto para os cidadãos, e o Mutirão da Visão, que realizou mais de 10 mil atendimentos em três meses.
Obras
Com obras que trazem melhorias e mais segurança para o nova-limense, a Prefeitura realizou o fechamento do córrego do bairro Bela Fama, uma demanda antiga da população. Em toda a cidade, mais de 50 obras de contenção estão sendo realizadas. Também foi dado início ao asfaltamento da estrada Nova Lima – Sabará. Outras importantes entregas são as obras de drenagem e asfaltamento de vias do Vale do Sol, a reforma e ampliação do prédio da Prefeitura, e a modernização do parque de iluminação pública a partir de uma Parceria Público-Privada.
Educação
Uma importante entrega, a inauguração da Creche Olga Ramos Cruz, no Água Limpa, e mais 10 unidades ainda este ano, permitiu a criação de mais de 600 novas vagas na educação infantil. O Tempo Integral segue avançando e agora conta com imersão bilíngue para os alunos. A entrega de kits de material escolar e uniformes para todos os estudantes, além do reconhecimento facial – FaceSchool – nas unidades de ensino, também mostram o comprometimento com a educação na cidade. Ainda, foi feita a entrega de 1.500 kits de amplificador de voz para os professores da rede municipal.
Desenvolvimento Social
Amparando aqueles que mais precisam, a gestão deu início ao programa Nova Renda, destinando 1% do orçamento para o combate à pobreza. Também foi criado o Escritório de Transformação Social, que visa contribuir com iniciativas de Organizações da Sociedade Civil (OSCs). O programa Jovem Aprendiz criou mais de 120 vagas para jovens nova-limenses iniciarem no mercado de trabalho. Ainda inauguramos o Creas Noroeste e a nova sede do Cras Noroeste.
Desenvolvimento Econômico
Visando a diversificação econômica da cidade e na qualificação dos nova-limenses, foram criados importantes programas: o Nova Língua – programa de bolsas gratuitas em escolas de idiomas; o Inovatech – o primeiro programa de inovação e investimento em startups da cidade; e a Escola de Programação e Robótica Industrial – programa que vai formar profissionais capacitados em duas áreas da economia em crescimento.
Segurança e Mobilidade Urbana
Investir na segurança e mobilidade do nova-limense é essencial. Por isso, a gestão iniciou uma revolução tecnológica na segurança, com a criação do Centro Integrado de Ações Preventivas (CIAP) e a instalação de 421 câmeras na cidade. Também foram instalados novos abrigos de ônibus, a inclusão de novos micro-ônibus e ônibus no transporte municipal, além da Tarifa Zero aos domingos e feriados. Novas viagens e linhas no para atender a população e o recolhimento dos carros em situação de abandono, foram outras medidas.
Cultura, Esporte e Lazer
A área cultural e de acesso ao esporte e lazer também teve destaque neste ano. Foi inaugurado o novo Espaço Cultural. Entregas importantes, como a reforma da Quadra Alielton Alves Diegues (quadra do Senai), o Ginásio do Oswaldo Barbosa Pena, a Quadra do Parque Aurilândia, a reforma da Quadra do Boa Vista. Ainda contamos com a volta do Carnaval, com uma estrutura completa e blocos em todas as regiões da cidade. A entrega de uniformes para clubes de futebol amador e realização de campeonatos e torneios também foi destaque. Assim como o investimento de R$ 3 milhões para o fomento cultural na cidade, com festivais e editais, e de R$ 3 milhões para o Festival Nova Lima Autoral, que valorizou o artista autoral nova-limense. A volta da Festa do Cavalo, com atrações nacionais e locais, e uma estrutura completa, além da entrega do ar-condicionado do Teatro Municipal e o projeto Cinema para Todos, foram importantes conquistas para a população.
Habitação e Administração
Nesses dois setores, também foram realizadas importantes entregas, como o início do maior programa de regularização fundiária da história da cidade, além do aumento dos vales-refeição e alimentação para os servidores públicos.