Um homem de 22 anos, apontado como integrante de uma facção criminosa, foi preso nessa terça-feira (1º de julho) em Nova Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Conhecido pelo apelido “Pepeca”, ele é investigado por envolvimento com o tráfico de drogas e teria tentado impedir sua prisão disparando contra policiais e soltando um cão da raça pitbull contra um soldado durante uma tentativa de fuga. O cunhado dele, também de 22 anos, apontado como líder do grupo criminoso conhecido como Tropa do B, também foi preso na mesma ação.
A operação teve início após uma denúncia de tráfico no bairro Novo Retiro, em Esmeraldas, onde policiais encontraram drogas em um imóvel e foram recebidos a tiros por um dos suspeitos, que conseguiu fugir. No local, foram apreendidas porções de cocaína, crack e maconha.
Após informações de que os suspeitos haviam fugido para Contagem, os militares localizaram o endereço e entraram na residência onde estavam os dois homens. Houve novos disparos contra os policiais. Durante a abordagem, o suspeito conhecido como “Pepeca” tentou impedir a prisão do cunhado soltando o pitbull contra um dos policiais, que reagiu e atirou contra o animal. Os dois homens foram detidos em seguida.
Durante o flagrante, o suspeito ofereceu uma arma de fogo em troca de não ser levado preso. Os policiais simularam aceitar a proposta e conseguiram apreender o revólver mencionado, que havia sido deixado por outro integrante do grupo.
Além do material apreendido na primeira casa, a operação resultou na apreensão de dois revólveres, celulares, uma balança de precisão e mais drogas. O detido possui passagens anteriores por crimes como tráfico de drogas, estupro, homicídio e participação em tribunal do crime.