Um vídeo que mostra um homem ameaçando três adolescentes negros de 13 e 15 anos dentro de um supermercado no bairro Nova Suíça, em BH, viralizou nas redes sociais. O caso aconteceu na última quarta-feira (13), na av. Barão Homem de Melo.
O boletim de ocorrência um responsável de um dos menores foi até a uma base comunitária e relatou que as vítimas foram seguidas por um homem usando colete vermelho. Eles teriam se separado para procurar mercadorias e um deles passou a ser seguido. O suspeito teria perguntado para os adolescentes o que faziam ali e suspeitou que eles estariam furtando no estabelecimento.
Um dos menores começou a filmar, alegando que estaria cometendo racismo contra o trio. Segundos depois, o suspeito teria ameaçado quebrar o celular usado na filmagem, agarrado um dos meninos pelo pescoço e agredido. Os outros dois tentaram apartar a briga quando o acusado sacou uma arma. Os adolescentes correram e foram seguidos até a Praça Gabriela, no encontro da av. Barão Homem de Melo com a av. Silva Lobo, a poucos metros do mercado.
Suposto policial à paisana
Logo em seguida, o pai de um dos adolescentes foram ao estabelecimento e foram informados pelo gerente de que o homem armado seria um policial à paisana. O suposto agente teria agido pois percebeu que os meninos estavam no local há muito tempo sem comprar nada, o que gerou suspeita.
O gerente do supermercado disse que ouviu um barulho no estacionamento e que viu os menores saindo correndo e um homem correndo atrás deles. A Polícia Militar entrou em contato com o gerente, que desconversou sobre a informação de que o suspeito seria um policial à paisana. Até o momento, ele não foi encontrado pelas autoridades e segue foragido.
Ainda segundo o boletim de ocorrência, o caso foi registrado como ameaça na 2ª Delegacia de Polícia Sul, no bairro Jardim América.
A reportagem entrou em contato com a Polícia Civil. Através de nota, a corporação afirmou que o crime é de ação pública condicionada a vítima. Caso necessário, os pais devem procurar à Delegacia para representação criminal e abertura de inquérito.
Já o supermercado não se pronunciou.
Protesto contra suposto ato racista em BH
Após o vídeo ser publicado na internet, movimentos sociais repudiaram o caso, apontando como um ato racista. Uma manifestação contra a ameaça aos adolescentes foi marcada para a próxima quarta (20), Dia da Consciência Negra, na Praça Sete, no Centro da capital.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.