Uma mulher de 37 anos foi detida pela Guarda Municipal no domingo (14) após pichar o Monumento à Terra Mineira, na Praça da Estação, no Centro de BH. O ato ocorreu durante um protesto contra o Projeto de Lei da Dosimetria, que passou pelas praças Raul Soares e Sete de Setembro antes de se dispersar no local.
Thabata Pinheiro Campos foi flagrada pelas câmeras de monitoramento usando spray vermelho para escrever “Brasil Terra Indígena” na base da estátua. Segundo a corporação, ela resistiu à abordagem dos agentes e foi encaminhada à autoridade policial.
Seu advogado, Gabriel Brum, informou que Thabata, que se identifica como indígena da etnia Borun Xonin, foi ouvida e liberada ainda no domingo à noite. O caso seguirá para apuração na esfera criminal.
A pichação é considerada infração administrativa pela legislação municipal, sujeita a multa, além de eventual responsabilização penal e obrigação de reparar os danos.
O Monumento à Terra Mineira, obra do escultor Giulio Starace inaugurada em 1930, fica na esplanada da Praça da Estação, em frente ao Museu de Artes e Ofícios. Esculpido em granito, a obra representa a ocupação do território pelos bandeirantes e a luta pela liberdade dos mártires mineiros.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.








