Uma menina de dois anos foi socorrida por policiais militares após se engasgar e permanecer cerca de cinco minutos sem respirar na cidade de Raposos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na noite de segunda-feira (4). A criança estava inconsciente e com a pele roxa no momento em que foi entregue aos militares pela própria mãe, que pediu ajuda em desespero.
Segundo relato dos policiais, o sargento Fábio Magalhães e o soldado Jairo Martins, da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar de Nova Lima, estavam prestes a iniciar o turno de serviço quando encontraram a mulher com a filha nos braços. O soldado Martins iniciou imediatamente a manobra de Heimlich e conseguiu desobstruir as vias aéreas da menina.
Com receio de danos neurológicos em razão do tempo prolongado sem respiração, os policiais levaram a criança a um posto de saúde em Raposos. Após atendimento médico, a equipe constatou que a menina estava fora de risco e com o quadro de saúde estabilizado. O boletim de ocorrência confirma que a menina recuperou a consciência após o procedimento de primeiros socorros.