Por Oliveira Lima
Que a parada do Mundial de Clubes para o futebol brasileiro já estava avisada faz tempo e ela trás consequências pra todo mundo. A grande maioria dos clubes da série A ele tem sido benéfica, mas para quem tá na ponta(poucos clubes) é maléfica. É a lógica. É que o Brasil é o único país em que a temporada é em decorrência do calendário anual, de janeiro à dezembro. No resto do mundo a bola rola de julho de um ano à junho do seguinte.
Sendo assim, são férias neste momento para esses e aqui no Brasil a bola rola normalmente, menos para a Série A, de onde são os quatro representantes nacionais neste Mundial: Flamengo, Palmeiras, Botafogo e Fluminense. Os demais 16 times estão em uma mini-férias de 15 dias, desde a data de 13 de junho, com a volta programada exatamente um mês à frente.
No Mundial, que todo mundo dizia que os brasileiros não passariam das quartas de final, um ficou por lá, pois um dos confrontos foi entre brasileiros nas oitavas. Botafogo foi eliminado pelo Palmeiras no dia 28 de julho e portanto há 14 dias do recomeço do Brasileirão. O Palmeiras seguiu e caiu nas quartas neste ultimo dia 04 de julho, há 8 dias da volta. E neste mesmo dia caiu o Flamengo diante do poderoso Bayern de Munique. O Fluminense segue no Mundial, encarando a semifinal e talvez a final. Pode cair na próxima semana, terça-feira diante do Chelsea ou na final marcada para o dia 13 deste mês, um dia depois de ja ter sido retomado o Brasileirão da Série A. Caso perca na semifinal, chegará 3 dias antes do recomeço.
Time de Renato Gaúcho poderá chegar com o titulo mundial no peito e sem tempo para comemorar. Se cair na semifinal também chegará vitorioso, com dever cumprido. Na realidade brasileira está em 6º lugar, apenas 4 pontos do líder Flamengo, que por sua vez , chega com decepção, pois pensava em avançar mais no Mundial. Terá agora a missão de seguir liderando o Brasileiro e terá ainda Copa do Brasil e Libertadores, em que é favorito à tudo. Em crise chega o Botafogo, com técnico demitido e o pior dos quatro, ocupando apenas a 8ª colocação no certame nacional, há 6 do líder. O Palmeiras, de ressaca, pois pensou que poderia avançar mais no Mundial, chega para brigar com os ponteiros, estando apenas dois pontos do Flamengo.
Uma coisa é certa: 16 times descansados, mas sem ritmo de jogo. Outros 4 times chegam em crise, desolado, e um pode até chegar com a taça na mão. Mas todos sem descanso, mas com ritmo de jogo em dia.