A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) irá analisar uma proposta para a criação do Dia Estadual dos Legendários. O projeto, de autoria do deputado Enes Cândido (Republicanos), propõe a celebração em 23 de julho e aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça para avançar na casa.
Segundo o texto, o movimento, presente em dez estados brasileiros e com mais de 10 mil integrantes, promove atividades como caminhadas e escaladas, além de ações sociais.
Em Belo Horizonte, um projeto semelhante proposto pelo vereador e membro do movimento Wanderley Porto (PRD) também sugere instituir a data em 23 de julho, com o objetivo de incentivar as atividades do grupo na capital mineira.
Assim como na Assembleia, o projeto ainda precisa passar por análise em comissões e votação no plenário em dois turnos.
O que é o ‘Legendários’, movimento com propostas na Câmara de BH e na ALMG?
O movimento Legendários, fundado na Guatemala em 2015, chegou ao Brasil em 2018 e se expandiu para dez estados, incluindo Minas Gerais.
Formado apenas por homens, o organizam encontros que reúnem, segundo o vereador, participantes em crescimento no país. As atividades incluem discussões sobre liderança, espiritualidade e autoconhecimento, com foco em “valores que beneficiam a sociedade”.
No estado, políticos como o vice-governador Mateus Simões (Novo) e o prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo (Novo), irmão do senador Cleitinho, são associados ao movimento.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.