João Correia da Silveira, ex-prefeito de Tarumirim, no interior de Minas, foi preso nesta quarta-feira (29) após quase 10 anos foragido. Ele estava em uma fazenda na zona rural da cidade Nova Brasilândia D’Oeste, em Rondônia.
A prisão do político, também conhecido como ‘João Caboclo’, ocorreu após uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Ele foi condenado há 14 anos de prisão por ser o mandante do assassinato do adversário Oliveira de Paula, executado a tiros em outubro de 2006, quando estava na varanda de casa, no município de Timóteo, no Vale do Aço.
Além disso, segundo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o ex-prefeito é acusado de ter planejado, sem êxito, as mortes do então deputado estadual Durval Ângelo e do delegado Francisco Lemos.
Ex-prefeito de cidade de Minas se escondeu em Rondônia por anos
O ex-prefeito vinha se escondendo em uma propriedade comprada por ele em uma localidade de Rondônia, que fica a cerca de 2.800 quilômetros do local onde a vítima foi assassinada.
No entanto, uma denúncia anônima levou à localização de João Caboclo, que foi preso em uma operação realizada em conjunto com as polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal daquele Estado. Segundo o MPMG, João Caboclo terá que cumprir a pena em regime fechado, já que a decisão já não cabe mais recurso.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.