A Justiça Eleitoral negou as candidaturas do ex-presidente da Galoucura, Josimar Júnior de Sousa Barros, conhecido como ‘Josias’, e de Júlio César dos Santos, cambista conhecido como ‘Nego Gato’. Ambos seriam candidatos a vereador em Contagem e BH, respectivamente. As decisões foram publicadas nesta semana.
Os pedidos foram feitos pelo Ministério Público Eleitoral, que os consideraram como inelegíveis por condenações criminais transitadas em julgado, ou seja, quando não há mais recursos. Josias, filiado ao Solidariedade, foi sentenciado por organização criminosa. Já ‘Nego Gato’, do PP, foi condenado por furto.
Nos dois casos, as penas foram extintas em 2017. O Tribunal Superior Eleitoral determina que pessoas condenadas nestas condições deverão permanecer inelegíveis por oito anos após os processos serem baixados. Portanto, ambos os candidatos só poderiam concorrer nas próximas eleições.
O que dizem os candidatos ‘rejeitados’ na Grande BH?
O ex-membro da torcida organizada do Atlético, que teria o nome na urna como ‘Josias GC’, que significa Galoucura Contagem’, já retirou todas as postagens relacionadas às Eleições 2024. Na tarde desta sexta-feira (30), Josimar disse que iria se pronunciar ‘logo menos’ em seu perfil no Instagram.
Já ‘Nego Gato’ alegou à redação do BH 24 Horas que o caso aconteceu em 2014 e diz ter sido perseguido politicamente. Além disso, ele sinalizou apoio a outra candidata do PP e crava que será candidato nas próximas eleições.
“Eu estava vindo com uma nova política, novas ideias. Isso incomodou muita gente grande e agora tô colhendo. Mas daqui a dois anos vamos vir forte. A candidatura já está lançada para 2026!”, declarou.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.