O Governo de Minas Gerais anunciou nesta segunda-feira, 21 de abril, que será decretado luto oficial de sete dias em todo o estado devido à morte do Papa Francisco, ocorrida no Vaticano. O pontífice tinha 88 anos e era reconhecido mundialmente por sua atuação religiosa e social.
Confira a nota na íntegra:
O Governo de Minas Gerais recebe com profunda tristeza a notícia do falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, líder espiritual de milhões de pessoas ao redor do mundo.
“Papa Francisco foi um símbolo de simplicidade e justiça social. Sua humildade e coragem inspiraram o mundo. Minas Gerais agradece e presta sua homenagem a esse grande homem que fez da fé um caminho de esperança e amor”, declarou o governador Romeu Zema.
Em um encontro com o governador, realizado em 2023, no Vaticano, o Papa Francisco elogiou o espírito pacificador e a bravura do povo mineiro na luta pela liberdade. “Uma vez ouvi a história de que os mineiros lutam para não fazer a guerra, nunca. Mas, quando estão na guerra, lutam para poder terminá-la, porque não a querem”, afirmou o pontífice na ocasião.
Neste momento de consternação, o Governo de Minas expressa suas mais sinceras condolências à Santa Sé, à Igreja Católica e a todos que se unem em oração pela partida de um homem que dedicou sua vida à fé, ao diálogo entre os povos e à promoção da paz e da justiça social.
Em sinal de respeito, será decretado luto oficial de sete dias em todo o estado.
Zema e o Papa Francisco
Em 2023, o governador Romeu Zema teve a oportunidade de se encontrar pessoalmente com o Papa Francisco no Vaticano. Na ocasião, o pontífice foi presenteado com itens típicos de Minas Gerais, como um café especial da região de Campos Altos. Durante o encontro, o Papa destacou a busca histórica dos mineiros pela paz e pela justiça.