Por Oliveira Lima
Campeonatos Estaduais pelo Brasil a fora tem lá suas peculiaridades e fatos históricos que marcam essas competições, que aliás são as mais antigas do País. Futebol no Brasil à vera começou no início do século XX, exatamente por volta de 1901, quando os clubes cariocas, quase todos eles movidos pela “regata”, uma modalidade aquática, colocaram também o futebol recém chegado do lado de cá do mundo. Rivais na água, rivais na terra. Começa assim o futebol carioca e paulista. Depois vieram os mineiros e gaúchos, dentre outras regiões.
Começa aí a história do “País do Futebol”, único penta campeão do mundo. Começa também a história de grandes times, grandes esquadrões que vão marcar o futebol brasileiro. Um Santos de Pelé, simplesmente o único pentacampeão brasileiro e os títulos estaduais como os “Deca” de América Mineiro e ABC de Natal. E hoje como estão as corridas pelos estaduais?
Primeiro da lista é o São Raimundo, atual octa do Campeonato de Roraima. Tenta o eneacampeonato, está entre os 8 da reta final. Em seguida chega o Grêmio de Porto Alegre, hoje tentando o hepta, semifinais contra o Caxias. Fortaleza é penta no Ceará e na busca pelo hexa ,joga a semifinal contra o Maracanã Esporte Clube, da cidade de Maracanaú. E na sequência o Atlético Mineiro, atual tetra de Minas, buscando o penta pela 3ª vez o penta, e está na semifinal contra o América.
É penta duas vezes. A primeira nos anos 50 e a última na década de 80. Pode fazer história agora. Tem a vantagem enorme de poder perder por 1 gol que mesmo assim irá à final contra Cruzeiro ou Tombense. Pela história seria bom o avanço de São Raimundo, Grêmio, Fortaleza e Atlético Mineiro, que pediriam desculpas aos outros roraimenses, gaúchos, cearense e mineiros.