Belo Horizonte é cenário de diversas lendas urbanas transmitidas ao longo das gerações por meio de conversas, relatos na internet, podcasts e memes. Associadas a bairros, ruas, avenidas e prédios conhecidos da capital mineira, essas histórias populares misturam personagens misteriosos, acontecimentos sobrenaturais e elementos da memória coletiva de Beagá.
Entre os relatos mais conhecidos estão as histórias do Capeta da Vilarinho, da Avantesma da Lagoinha, da Loira do Bonfim e de Maria Papuda, também chamada de Fantasma do Palácio. Embora tenham versões diferentes, todas permanecem presentes no imaginário da cidade e são frequentemente relacionadas a acontecimentos ou locais específicos de Belo Horizonte.
Capeta da Vilarinho é associado a bailes e concursos de dança
Na região de Venda Nova, a Avenida Vilarinho, com 6,5 quilômetros de extensão, tornou-se conhecida pelos bailes, forrós e festas realizados ao longo dos anos. A popularidade do local chegou a inspirar um funk que menciona o desejo de dançar “lá no Vilarinho”, reforçando a ligação da avenida com a vida noturna e a música.
Uma das versões da lenda do Capeta da Vilarinho situa o episódio em outubro de 1982, durante a inauguração de quadras esportivas no bairro. Na ocasião, um concurso de dança teria reunido participantes em uma disputa. Na etapa final, o dançarino Ricardo Malta enfrentou um homem desconhecido, descrito como um forasteiro que usava chapéu.
O visitante venceu a competição. Durante a comemoração, porém, teria retirado o chapéu e revelado dois chifres na cabeça. Em meio ao tumulto provocado pela aparição, o homem desapareceu. Outra versão da mesma história apresenta um jovem chamado Alex, que teria dançado com uma mulher até que o chapéu usado por ela caísse. O acessório revelaria os chifres da personagem. Os diferentes relatos contribuíram para transformar o episódio em uma das lendas urbanas mais conhecidas da capital.
Avantesma da Lagoinha aparece em relatos sobre antigos bondes
Na região Nordeste de Belo Horizonte, a lenda da Avantesma é contada desde a década de 1940 e está especialmente ligada ao bairro Lagoinha. A criatura seria vista como um homem vestido de preto, sem feições no rosto e acompanhado por um forte cheiro de enxofre.
De acordo com a tradição oral, a figura provocava medo ao descarrilar bondes enquanto emitia risadas consideradas aterrorizantes. A história, no entanto, não teria desaparecido com o fim do transporte sobre trilhos. Depois desse período, motoristas de táxi e de ônibus passaram a relatar aparições semelhantes pelas ruas da região, mantendo a presença da Avantesma no imaginário local.
Loira do Bonfim é ligada às madrugadas da capital
Na região Noroeste, a Loira do Bonfim é uma das lendas relacionadas às noites e madrugadas de Belo Horizonte. Segundo os relatos, por volta das 2h, uma mulher de cabelos loiros e roupas brancas abordaria boêmios e passageiros.
A personagem convidaria essas pessoas a acompanhá-la em um carro, bonde ou táxi até sua residência. O destino indicado, porém, seria o Cemitério do Bonfim. Ao chegar ao local, a mulher desapareceria entre os túmulos. A narrativa também se espalhou entre motoristas, que, conforme a tradição oral, evitariam trabalhar à noite nas proximidades do cemitério por causa dos supostos encontros.
Maria Papuda é associada ao Palácio da Liberdade
Conhecida também como Fantasma do Palácio, Maria Papuda teria vivido em um casebre construído no terreno onde atualmente está o Palácio da Liberdade, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. A personagem era descrita como uma mulher com bócio, condição caracterizada pelo aumento da glândula tireoide e que pode causar inchaço no pescoço.
A lenda afirma que, ao deixar o local, Maria teria lançado uma maldição contra os governantes de Minas Gerais. De acordo com a história, aqueles que assumissem o governo em um ano par sofreriam um acidente grave ou morreriam.
A narrativa costuma ser relacionada às mortes de Silviano Brandão, em 1902; João Pinheiro, em 1908; Raul Soares, em 1924; e Olegário Maciel, em 1933. A história também envolve os ex-governadores Juscelino Kubitschek, Israel Pinheiro, Tancredo Neves e Itamar Franco, que, segundo os relatos, evitariam permanecer no palácio depois do anoitecer.
Em 2002, Itamar Franco teria declarado, em entrevista, que o imóvel era assombrado. Ainda conforme a tradição associada ao local, portas e janelas abririam e fechariam sozinhas, reforçando a fama do Palácio da Liberdade como um dos cenários de mistério de Belo Horizonte.









