Mayrinck Júnior, participou de uma conversa sobre streaming, inteligência artificial e 5.5G
Na última quarta-feira (3), o Expominas, em Belo Horizonte, foi palco do primeiro dia do Abramulti Streaming 2024. O evento da Associação Brasileira dos Operadores de Telecomunicações e Provedores de Internet (Abramulti) contou com palestras de grandes nomes do setor tecnologia.
O presidente da Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), Mayrinck Júnior, participou de uma conversa sobre streaming, inteligência artificial e 5.5G com Jony Cruz, vice-presidente da Abramulti, Vinicius Caram, superintendente da Anatel e Marcelo Motta, da Huawei.
O objetivo do painel foi discutir todos os impactos que as tecnologias supracitadas trazem para o dia-a-dia das pessoas. Jony Cruz ressaltou uma mudança importante que a internet trouxe: “A forma como a internet interferiu no nosso jeito de consumir conteúdos audiovisuais é algo de extrema relevância, estamos vivendo isso diariamente, vendo como o avanço das tecnologias possibilitam novas oportunidades de ser fazer comunicação entre pessoas.”
O presidente da AMIRT comentou sobre a abrangência da internet em relação ao rádio, ressaltando que o streaming é bem mais acessível, porque as pessoas podem ver e rever quantas vezes quiserem, de qualquer lugar.
Os participantes do painel falaram sobre a implantação do 5.5G e como ele pode promover maior acessibilidade de internet para as pessoas. Além disso, citaram como políticas públicas e outras soluções podem impactar na inclusão digital, tanto para a população, quanto para as empresas prestadoras de serviços tecnológicos. Por fim, as apostas no FWA ou Acesso sem Fio Fixo – tecnologia que utiliza ondas de rádio para fornecer acesso à internet de alta velocidade em áreas geograficamente limitadas – também foram pauta, entre outros subtemas abordados.
Ao final, Jony Cruz reiterou que os provedores de internet têm muitas alternativas para aproveitar as oportunidades que as tecnologias estão trazendo: “os provedores devem buscar entender como explorar esse meio e se aproximar da radiodifusão e da TV, por exemplo, para criar essa convergência de tecnologias e ver como isso pode tornar-se algo complementar ao seu negócio principal, que é entregar internet, possibilidades técnicas existem”.
Mayrinck Junior concordou: “Nós temos que tentar montar um modelo de negócio viável economicamente, para a gente poder capitalizar essa oportunidades que estão sendo abertas.”
Todas as palestras do Abramulti Streaming 24 estão disponíveis no canal da Abramulti no Youtube. O painel sobre streaming, inteligência artificial e 5.5G tem início em 6:29:36.
O post Presidente da AMIRT participa de evento da Abramulti com foco em streaming apareceu primeiro em Portal AMIRT.