Em Iturama, Triângulo Mineiro, a quarta-feira (31/7) foi marcada pela implementação e divulgação do projeto da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) Chame a Frida na região – ferramenta de enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher de acesso via chatbot. Para tanto, a instituição promoveu uma blitz com a participação da Polícia Militar e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) local.
Durante a ação, foram entregues a motoristas e pessoas que transitavam pelas ruas, em sua maioria mulheres, um informativo sobre o combate a esse tipo de violência, constando o número de WhatsApp da atendente virtual Frida: (34) 98415-7722.
O projeto Chame a Frida consiste em um atendimento on-line que facilita o acesso das vítimas de violência aos serviços disponíveis na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). Basta adicionar o número de contato da Frida e iniciar uma conversa por meio do aplicativo. A partir das respostas dadas, a atendente avalia a situação e oferece apoio e direcionamentos necessários à vítima.