Na manhã desta quinta-feira (14), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizaram a operação “Lumen Pacis”, visando o combate ao tráfico de drogas e crimes relacionados no aglomerado Ventosa, região Oeste de Belo Horizonte.
A operação foi organizada após um vídeo, gravado no mês anterior, viralizar ao mostrar um motorista de aplicativo sendo abordado por supostos traficantes ao entrar por engano na comunidade. No vídeo, os homens armados abordam o motorista, alertando que monitoravam o local e que haviam interpretado a tentativa de ré do motorista como uma ameaça.
A ação de hoje inclui o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão, tanto pessoais quanto em domicílios, contra suspeitos envolvidos no tráfico e outras atividades ilícitas na região. Investigações do MPMG e da PMMG apontaram a existência de uma organização criminosa que atua de forma estruturada no tráfico de drogas, com funções específicas para cada integrante.
A operação foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) junto à 11ª Promotoria de Justiça de Belo Horizonte e com o apoio do 5º Batalhão de Polícia Militar da Capital e do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas. A força-tarefa mobilizou 60 policiais, um promotor de Justiça e uma equipe do canil da PMMG, com o objetivo de desarticular a organização criminosa e restabelecer a segurança na circulação dentro da comunidade.