Cinco vias importantes de BH foram bloqueadas no fim da manhã deste domingo (2) devido à forte chuva que atinge a capital. A Defesa Civil emitiu alerta para que motoristas evitem essas áreas, destacando que as ruas afetadas são:
- Avenida Vilarinho, em Venda Nova, devido ao transbordamento do córrego Vilarinho;
- Avenida Álvaro Camargos, também em Venda Nova, por conta do córrego do Nado;
- Avenida Francisco Sá, na região Oeste, afetada pelo córrego dos Pintos;
- Rua Joaquim Murtinho e Avenida Prudente de Moraes, na região Centro-Sul, ligadas ao córrego do Leitão;
- Avenida Heráclito Mourão de Miranda, na Pampulha, devido ao córrego Ressaca.
Durante chuvas intensas, a Defesa Civil recomenda que a população redobre a atenção, evitando áreas de inundação e ruas sujeitas a alagamentos, além de se manter distante de córregos e ribeirões. Para prevenir acidentes, é importante não atravessar ruas alagadas, manter crianças longe de enxurradas e evitar se abrigar ou estacionar veículos debaixo de árvores. Especial atenção deve ser dada às áreas de encostas e morros.
Em caso de cabos elétricos rompidos, a orientação é manter distância e acionar a CEMIG pelo número 116 ou a Defesa Civil pelo 199. Se houver rachaduras em paredes, surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, a Defesa Civil deve ser comunicada imediatamente. Para proteção contra raios, a recomendação é evitar áreas abertas e o uso de equipamentos elétricos durante tempestades.