O senador Cleitinho Azevedo, atualmente filiado ao Republicanos, está prestes a sair do partido após sua entrada recente na base do Governo Lula. A possibilidade é de mudança ainda em 2023. Hoje, há duas opções prováveis, ambas com nomes próximos ao parlamentar.
A opção mais provável é que ele integre o PL, a legenda com mais representantes no Congresso Nacional. Na última terça-feira (12), ele estava no evento de filiação do deputado Zucco, realizado nesta terça-feira (12/12), que contou com a presença de Valdemar Costa Neto, presidente da legenda. O dirigente anunciou que contaria com mais um senador.
O PL conta com o ex-presidente Jair Bolsonaro, com quem teve o apoio nas últimas eleições. Além disso, o presidente estadual do partido, o deputado federal Domingos Sávio, é um padrinho político de Cleitinho, principalmente por sua atuação em Divinópolis e região Centro-Oeste.
A segunda alternativa é o Novo, que tem o governador Romeu Zema como o principal nome. Informações nos bastidores políticos apontam que a legenda está atrás do senador há alguns meses, em busca de fortalecer politicamente após queda de congressistas nas últimas eleições. Ainda há um fator familiar que pode levar Cleitinho pra o Novo: seu irmão Gleidson, prefeito de Divinópolis, se filiou à legenda em maio deste ano, em uma iniciativa para fortalecer os municípios.