O Cruzeiro iniciou sua trajetória na Copa Sul-Americana com um revés amargo fora de casa. Jogando no Estádio 15 de Abril, em Santa Fé, na Argentina, a equipe mineira foi derrotada pelo Unión por 1 a 0, em confronto válido pela primeira rodada do Grupo E. O gol que decretou a vitória dos donos da casa veio no último lance da partida, marcado por Dómina, aproveitando rebote após cobrança de escanteio.
A atuação do time celeste foi marcada por dificuldades ofensivas, com pouca criação de jogadas e erros recorrentes no último passe. No primeiro tempo, as chances de gol foram escassas. O Cruzeiro finalizou apenas quatro vezes, contra duas dos argentinos. A melhor oportunidade foi da própria Raposa, com Lautaro Díaz, que arriscou um voleio, defendido sem maiores problemas por Cardozo. A etapa inicial também foi marcada por um jogo truncado, com dez faltas cometidas pelo Unión e apenas uma pela equipe brasileira.
No segundo tempo, o cenário não mudou muito para o Cruzeiro, que seguiu com dificuldades de construção ofensiva. O Unión passou a pressionar mais, somando 14 finalizações contra apenas quatro dos brasileiros. Apesar disso, novamente o time celeste quase abriu o placar em uma cabeçada perigosa de Christian, exigindo boa defesa do goleiro Cardozo.
A insistência dos argentinos, porém, foi recompensada nos acréscimos. Na última bola da partida, após escanteio mal afastado pela defesa cruzeirense, Dómina chutou firme no canto esquerdo de Cássio e garantiu a vitória dos donos da casa. O árbitro sequer autorizou a saída de bola após o gol e encerrou o duelo.
Com o resultado, o Cruzeiro inicia a competição sem pontuar e agora precisa reagir na próxima rodada, marcada para o dia 9 de abril, quarta-feira, contra o Mushuc Runa, do Equador. A partida será disputada às 21h30, no Mineirão, com portões fechados, em razão de punição imposta ao clube por incidentes na semifinal da Sul-Americana de 2024, diante do Lanús.
Antes disso, o time comandado por Nicolás Larcamón volta suas atenções ao Campeonato Brasileiro. No domingo (6), o desafio será contra o Internacional, às 18h30, no Beira-Rio, pela segunda rodada da competição nacional.
Ficha Técnica
Unión (ARG) 1 x 0 Cruzeiro
Competição: Copa Sul-Americana – 1ª rodada da fase de grupos
Data: 1º de abril de 2025 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Estádio 15 de Abril, Santa Fé (Argentina)
Árbitro: Andres Matonte (Uruguai)
Gol: Dómina (Unión), aos 50’ do 2º tempo
Cartões amarelos: Dómina, Paz (Unión); Christian (Cruzeiro)
Unión: Cardozo; Paz (Pittón), Pardo, Corvalán; Gerometta (Vargas), Profini, Ham (Gamba), Del Blanco; Fragapane (Verde), Dómina (Díaz), Estigarribia.
Técnico: Cristian González
Cruzeiro: Cássio; William, Fabrício Bruno, Mateo Gamarra, Villalba; Walace, Lucas Romero (Lucas Silva), Christian (Matheus Henrique), Wanderson (Eduardo); Lautaro Díaz (Dudu), Gabigol (Kaio Jorge).
Técnico: Leonardo Jardim